Ter objetivos claros e equilibrar lazer e trabalho são fundamentais na busca pela felicidade, com capacidade de estar presente e tomar decisões que promovam uma vida equilibrada e qualidade nos relacionamentos.
A busca pela felicidade é um objetivo comum a todos, mas definir o que ela realmente significa pode ser um desafio. Para mim, a felicidade está relacionada a experiências e sentimentos positivos, como sentir-se leve e em equilíbrio, tanto física quanto mentalmente. É ter a sensação de que tudo está no lugar certo e que se está no caminho certo.
Quando alcançamos a felicidade, sentimos uma sensação de plenitude e satisfação que nos faz querer estar no presente e aproveitar cada momento. É como se tivéssemos encontrado um estado de paz interior que nos permite desfrutar da vida sem preocupações ou medos. Além disso, a felicidade também está relacionada à alegria e ao bem-estar, que são fundamentais para uma vida saudável e equilibrada. Sentir-se feliz é estar bem e viver plenamente.
A Busca Pela Felicidade: Um Caminho Interior
A felicidade é um estado de ser que depende da nossa capacidade de estar presente no momento, de forma intensa e serena. No entanto, quando não estamos nesse estado, podemos nos sentir infelizes e perdidos. A psicologia, filosofia e muitas religiões estudam esse tema, e também é um interesse real em outras ciências, como a medicina, pois um paciente que se sente infeliz tende a adoecer mais facilmente e sentir piorar os problemas que já tem.
Quem sofre de depressão ou ansiedade costuma queixar-se de não estar pleno e alguns se sentem infelizes. Mas o que podemos fazer para ser felizes? Aqui vão algumas ideias práticas e simples que podem nos aproximar da busca pela felicidade:
* Foque sua atenção no presente e construa pequenas ações para tornar o dia a dia mais leve e sereno.
* Tenha uma vida equilibrada entre obrigações e divertimento.
Agora, algumas ideias mais elaboradas para buscar a plenitude em longo prazo:
* Faça uma lista de desejos e estabeleça metas para atingir o que deseja.
* Estude sobre seu tema de atração e crie formas de atingir seus objetivos.
* Tenha prazos e cumpra as metas, superando os obstáculos ao longo do caminho.
* Avalie resultados ao longo do caminho e dedique energia, atenção e tempo para ter o que deseja.
A Capacidade de Tomada de Decisão e a Felicidade
Uma das coisas que ajuda a se sentir mais pleno e feliz é trabalhar a capacidade de tomada de decisão. Quem protela, enrola e se enrosca para agir perde forças, pode se sentir fraco e pouco confiante. Ser capaz de criar uma ação e assumir as consequências das suas atitudes faz toda a diferença. Escolher, seguir e se for preciso mudar a direção é melhor que não escolher, esperar o tempo passar, pois não se pode perder o controle das emoções.
Nós somos responsáveis não apenas pelos nossos atos e consequências, mas pela forma como percebemos nossa vida. A percepção, emoção e pensamento podem ser mudados. Nós podemos dar um sentido maior a nossa vida. Além disso, é fundamental que tenhamos uma missão, um objetivo e sentindo para o que fazemos. Isso é útil até mesmo para suportar a dor do caminho e processo de conquista.
Quem tem um desejo, tem mais energia para seguir e junta forças para superar o que precisa, sem se perder no processo, caminho e passo a passo. A felicidade também está relacionada à qualidade dos nossos relacionamentos, e isso acontece quando somos capazes de atribuir a nós a responsabilidade por sermos felizes e de bem com a vida. O outro agrega, mas jamais completa, pois somos já inteiros.
Técnicas de Programação Neurolinguística (PNL), Novo Código da PNL, Coaching de Vida, Hipnose, entre outras ferramentas que podem ser usadas numa sessão de psicoterapia são excelentes para um bom bate papo direcionado para uma melhora efetiva da felicidade e bem-estar.
Fonte: @ Minha Vida
Comentários sobre este artigo