Rafaela Gontijo, fundadora de foodtech Nuu, criou ecossistema de negócios regenerativos. Recebeu prêmios nacionais e internacionais, captou R$ 20M (receta, raiz, inovação agrifoodtech). Parceria com Rodrigo Oliveira, chef. Startups: pão, de queijo, cor-vivo, mandioca, palitinhos, pizza, dadinhos, tapioca. Cesaras: Pão de Açúcar, St. Marché, Casa Santa Luzia, Carrefour. Interjeição: zona sul, Uai not. Terms: startups, celebradas, ecossistema, interjeição, pão, inovação, agrifoodtech.
Símbolo da culinária brasileira, o pão de queijo é uma delícia que conquista paladares de norte a sul do país. Originário de Minas Gerais, esse quitute tem sua história ligada à riqueza cultural e gastronômica da região. Em meio à diversidade de sabores e tradições, o pão de queijo se destaca como uma opção irresistível para um lanche ou café da manhã repleto de sabor.
A combinação perfeita entre o sabor do queijo e a textura única da mandioca faz do pão de queijo uma verdadeira iguaria brasileira. Seja no formato tradicional redondo ou em versões mais criativas, como recheado com diferentes tipos de queijo, esse quitute é uma paixão nacional que encanta pessoas de todas as idades. Uma mordida no pão de queijo e você será transportado para um universo de sabores e sensações inigualáveis.
Resgate da Tradição do Pão de Queijo
Naquela época, à medida que a agropecuária de Minas Gerais se especializava na produção de laticínios, leite e sobras de queijo endurecido eram incorporados à massa para aprimorar o preparo. Assim, o pão improvisado por falta de farinha de trigo se transformou no famoso ‘pão de queijo’. Três séculos depois, a mineira Rafaela Gontijo, de 35 anos, redescobriu aquela ‘receita raiz‘, substituiu a banha de porco por manteiga e fundou uma das startups mais celebradas e inovadoras do ecossistema global de foodtech e agrifoodtech.
Fundada em 2015, em Pato de Minas, cidade natal da empreendedora, a Nuu Alimentos acaba de conquistar um lugar na lista 2023 do FoddTech 500, elaborada pela consultoria inglesa Forward Fooding. Essa distinção reconhece os empreendedores de todo o mundo que combinam de forma excepcional alimentação, tecnologia e sustentabilidade. Em 2021, a Nuu recebeu o título de Melhor Pequeno Negócio pela ONU, em 2022 seu pão de queijo colorido foi eleito o segundo alimento mais criativo pela brasileira Local.e.
Com o objetivo de enriquecer nutricionalmente o produto e torná-lo mais atrativo para as crianças, a equipe da Nuu decidiu adicionar cenoura, beterraba, chia e cúrcuma ao pão de queijo. Além disso, a foodtech expandiu sua linha de produtos para incluir palitinhos e pizza, todos feitos de mandioca. Em parceria com o renomado chef Rodrigo Oliveira, a Nuu lançou os dadinhos de tapioca, uma criação exclusiva do restaurante Mocotó.
Atualmente, a marca está presente em 2,2 mil pontos de venda nas regiões de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Os principais clientes da Nuu são os supermercados, incluindo Zona Sul, Pão de Açúcar, St. Marché, Casa Santa Luzia e Carrefour. A presença da Nuu também foi marcante no festival Lollapalooza, onde sua proposta ‘roça n’roll’ conquistou as redes sociais.
Mantendo a fidelidade às origens, Rafaela valoriza a simplicidade dos ingredientes e o propósito da empresa em produzir alimentos saudáveis e saborosos, mantendo-se inovadora e conectada com suas raízes. O nome ‘Nuu’ faz referência à interjeição típica mineira ‘Uai not?’ e à transparência dos produtos, sem glúten, corantes, aromatizantes e sem pressa. O queijo artesanal utilizado é um patrimônio imaterial do Brasil, e a Nuu mantém tradições como o escaldamento do leite e da manteiga, processos que demandam paciência e cuidado.
A Nuu tem atraído investidores e capital de risco, destacando-se no cenário de startups e inovação agrifoodtech. No ano passado, a empresa captou R$ 20 milhões para expandir suas operações e continuar encantando os consumidores com seus produtos únicos e cheios de sabor.
Fonte: @ NEO FEED
Comentários sobre este artigo