Advogado assumirá vaga ministro, vasta experiência desde 1993. Reconhecida atuação em processos trabalhistas individuais e coletivos. Graduado-se Direito, aposentou-se outubro/2022. Sabatina Senado, nomeado TRT 3ª região, TST. Advocacia-consultiva, presidiu ABRAT, membro examinador concursos jurídicos. Membro instituições jurídicas, autor publicações. Membro honorário Vitalicio OAB-Minas, oficial Delegacia Brasileira OIT Genebra 2014.
Na antevéspera do Dia do Trabalho, o presidente Lula indicou o advogado-trabalhista Antônio Fabrício de Matos Gonçalves para o TST. Com vasto currículo e reconhecida experiência no Direito do Trabalho, Antônio Fabrício preencherá a vaga deixada pelo ex-ministro Emmanoel Pereira, que se aposentou em outubro de 2022.
O advogado-experiente e especialista-Direito-Trabalho Antônio Fabrício de Matos Gonçalves já atuou como professor-Direito-Trabalho em diversas instituições de ensino, o que o qualifica ainda mais para a nova posição no TST. Sua indicação como ministro do TST é um marco significativo no campo jurídico.
Antônio, Fabrício de Matos Gonçalves: Renomado Advogado-Trabalhista Indicado para Ministro do TST
O advogado Antônio Fabrício de Matos Gonçalves foi indicado para uma vaga de ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e agora passará por sabatina no Senado, com posterior nomeação pelo presidente. Antes da indicação, ele integrava o escritório ASAF – Alex Santana e Antonio Fabrício Sociedade de Advogados.
Antônio Fabrício tem uma vasta experiência como advogado trabalhista, atuando desde 1993 e especializando-se em processos e sustentações orais, principalmente no Tribunal Regional do Trabalho da 3ª região e no TST. Graduou-se em Direito pela PUC Minas no ano de 1992 e seguiu seus estudos com uma pós-graduação em Direito de Empresa pela IEC/PUC/Fundação Dom Cabral em 1996.
O advogado aprofundou seus conhecimentos ao concluir o mestrado em Direito do Trabalho na PUC Minas, em 2002, e ao garantir o 1º lugar no doutorado em Direito do Trabalho pela UFMG em 2014. Como professor de Direito do Trabalho na PUC Minas desde 1999, contribuiu significativamente para a formação de estudantes e profissionais da área.
Atuação de Destaque e Reconhecimento Internacional
Em 2015, tornou-se sócio-proprietário do renomado escritório ASAF – Antônio Fabrício e Alex Santana Sociedade de Advogados, onde exerce sua expertise tanto na advocacia consultiva quanto na contenciosa, lidando com diversos conflitos trabalhistas individuais e coletivos.
Além de sua atuação jurídica, Antônio Fabrício também se destacou como palestrante em Direito do Trabalho em diferentes países, como Brasil, Argentina, Cuba e Portugal. De 2012 a 2014, presidiu a Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas (ABRAT) e foi presidente da OAB/MG de 2016 a 2018, consolidando sua presença e influência no meio jurídico.
Contribuição Acadêmica e Institucional
Ao longo de sua carreira, Antônio Fabrício participou ativamente como membro examinador em diversas bancas de exames e concursos jurídicos, incluindo sua contribuição em importantes processos seletivos da área. Ele também integra diversas instituições jurídicas e comitês, como o Instituto dos Advogados Brasileiros e o Instituto dos Advogados Mineiros.
Como autor de diversas publicações, incluindo a obra ‘Flexibilização trabalhista’ em sua terceira edição, além de mais de 21 artigos e capítulos de livros, Antônio Fabrício demonstra seu compromisso com a disseminação do conhecimento e a contribuição para o desenvolvimento do Direito do Trabalho. Sua nomeação como membro honorário vitalício da OAB Minas e sua participação como membro oficial da Delegacia Brasileira na OIT em Genebra em 2014 destacam sua relevância no cenário jurídico nacional e internacional.
Fonte: © Migalhas
Comentários sobre este artigo