Recurso de pagamentos instantâneos será habilitado para clientes do Itaú, C6 e PicPay, e em fevereiro para todos os brasileiros, por meio de sistema de instituições financeiras e rede de máquinas de pagamento.
O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, esteve presente no lançamento do ‘Pix por aproximação’ para os usuários da carteira digital do Google, em São Paulo. Com essa inovação, os consumidores terão a oportunidade de realizar transações financeiras de forma rápida e segura, utilizando o Pix como meio de pagamento.
O sistema de pagamento instantâneo do BC permitirá que os usuários realizem transações com o celular de forma semelhante ao uso de cartões. Além disso, o Pix se tornará uma opção prática e eficiente para realizar pagamentos, tornando o processo de compra e venda mais ágil e conveniente. A tecnologia de pagamento instantâneo é um grande avanço para o sistema financeiro brasileiro, permitindo que os consumidores tenham mais opções de pagamento e mais controle sobre suas finanças.
O Pix por Aproximação: Uma Nova Era de Pagamento Instantâneo
A partir de agora, os usuários do Google Pay poderão utilizar o recurso de pagamento instantâneo do Pix por aproximação, que agrega os recursos de instituições financeiras e os disponibiliza no momento da compra, seja virtual ou física. Atualmente, clientes do C6 Bank e do PicPay podem utilizar o recurso a partir do Google, e nas próximas semanas, ele será habilitado também para quem tem contas no Itaú.
Para operar, o sistema de pagamento instantâneo precisa estar funcionando nas maquininhas. No caso do Itaú, a função já está disponível em 100% das máquinas da Rede, conhecidas como ‘laranjinhas’. Já o PicPay prevê que todas as estações de pagamento estarão aptas até o final do mês. Em outubro, a Cielo também iniciou os testes do sistema, mas de forma independente ao Google Pay.
A Expectativa do Banco Central
A expectativa do Banco Central é que o recurso esteja acessível a toda a população em fevereiro de 2025, quando todas as instituições financeiras credenciadas ao BC deverão oferecer o serviço por meio dos iniciadores de pagamento. Os testes com outras instituições de pagamento começam no próximo dia 14.
Com a nova função, o Banco Central espera que consumidores que hoje optam pelo pagamento por cartão, pela facilidade do processo, passem a escolher o Pix. Segundo Campos Neto, uma pesquisa interna do BC, que ainda será divulgada, mostrou que cerca de 30% dos brasileiros que usam mais o cartão do que o Pix fazem essa opção pela agilidade, o que deve mudar com o lançamento do recurso.
Como Funciona o Pix por Aproximação
Para fazer o Pix por Aproximação pela Carteira do Google, os usuários vão precisar vincular suas contas à ferramenta. A partir disso, ao fazer um pagamento, o consumidor só vai precisar desbloquear o celular, aproximar o aparelho e seguir os passos do pagamento Pix pela Carteira. O recurso, por enquanto, só irá funcionar para aparelhos Android.
Inicialmente, o Google Pay é a única carteira digital que oferece suporte ao Pix por aproximação. Para que o usuário use a opção de aproximar, o lojista terá que optar, na maquininha, pela opção de pagamento por Pix. O código QR vai aparecer na tela da máquina. O consumidor então terá que ativar o Google Pay, que irá fornecer as opções de bancos cadastrados pelo usuário.
Fonte: @ PEGN
Comentários sobre este artigo