MEC investe R$171 mi no RN em 2024 p/ Programa Pé-de-Meia. 1ª parcela 26 mar a 5 abr p/ Ensino técnico e EJA. Compromisso Criança Alfabetizada.
O lançamento do programa Pé-de-Meia no Rio Grande do Norte, realizado pelo Ministro da Educação, Camilo Santana, e pela governadora Fátima Bezerra, destaca a importância da Educação para o desenvolvimento do estado. Com o objetivo de beneficiar mais de 60 mil estudantes potiguares, a iniciativa representa um investimento significativo de R$ 171 milhões até 2024, visando fortalecer o ensino médio na região.
A parceria entre o governo estadual e o Ministério da Educação reafirma o compromisso com a qualidade da aprendizagem dos jovens, promovendo oportunidades de crescimento e desenvolvimento por meio de uma sólida base de instrução. Quando investimos na Educação, estamos construindo um futuro mais promissor para a sociedade, com impactos positivos em diversas áreas da vida dos cidadãos.
Educação de Qualidade para Todos
A estimativa considera o Censo Escolar 2022. O número definitivo será atualizado após apuração das matrículas de 2024 e atualização da base do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Compromisso com a Educação: Programa Pé-de-Meia
‘O que estamos fazendo com o Pé-de-Meia é dizer que não queremos nenhum jovem fora da escola pública no Rio Grande do Norte e em todo o Brasil. Queremos que cada aluno do ensino médio conclua seus estudos e estimular o ensino técnico-profissionalizante. Não desistam nunca, pois vocês podem ser o que quiserem. Podem ser professores, médicos, engenheiros, advogados, prefeitos, governadores e até presidente, mas o único caminho para isso é por meio da Educação’, ressaltou o Ministro de Estado.
Investimento na Educação e Ensino Técnico-Profissionalizante
Camilo Santana lembrou que quase meio milhão de alunos deixam o ensino médio a cada ano. Ele ressaltou que o programa Pé-de-Meia será pago também para todos os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). ‘Nos próximos dias, vamos lançar o novo programa da EJA, que havia sido abandonado por muito tempo. Faziam nove anos que o FNDE não fazia licitação para comprar livro para Educação de Jovens e Adultos, e estamos fazendo agora’, lembrou.
Reconstrução da Educação: Compromisso Nacional Criança Alfabetizada
Camilo Santana destacou a reconstrução do Ministério da Educação (MEC) desde o início de 2023, em um processo de diálogo, respeito e ouvindo as pessoas envolvidas na Educação. Com o apoio do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, foi possível aumentar o orçamento do MEC em 31% em comparação a 2022.
Desafios e Avanços na Educação
Camilo Santana mencionou a importância da criação do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, com adesão do estado e de 100% dos municípios do Rio Grande do Norte. ‘Estudos já mostraram que, quando a criança aprende a ler e escrever ao final do segundo ano do ensino fundamental, seu desempenho ao longo dos anos escolares é outro. Hoje, temos 217 professores alfabetizadores atuando nessa grande rede no Rio Grande do Norte’, enfatizou o Ministro.
Fonte: © MEC GOV.br
Comentários sobre este artigo