Empresa de Jeff Bezos recupera de falhado lançamento em 2022: Blue Origin – fazenda particular, instalações, NS-25, voo suborbital, velocidade do som, janelas cabine, documentário National Geographic, não tripulado, consenso internacional, linha mar.
Blue Origin: fazenda de Jeff Bezos, instalações, NS-25, voo suborbital, velocidade do som, janelas cabine, doc. National Geographic, não tripulado, consenso internacional, linha mar. (149 caracteres)
Uma nave espacial turística da Blue Origin lançou seis passageiros até o limite do espaço pela primeira vez em quase dois anos, encerrando um hiato da empresa após um voo de teste não tripulado ter fracassado em 2022. A origem do voo foi marcada por expectativa e emoção, com astronautas negros fazendo parte da tripulação. O foguete e a cápsula New Shepard decolaram às 9h36 no horário local (11h36 no horário de Brasília) das instalações da fazenda particular no oeste do Texas, nos Estados Unidos.
O NS-25, o sétimo voo tripulado da empresa de Jeff Bezos voltada a viagens espaciais até o momento, transportou seis clientes a bordo da cápsula: o capitalista de risco Mason Angel; Sylvain Chiron, fundador da cervejaria artesanal francesa Brasserie Mont-Blanc; o engenheiro de software e empresário Kenneth L. A missão foi um marco para a Blue Origin, mostrando o avanço da empresa no setor de turismo espacial. A presença de astronautas negros na tripulação ressalta a diversidade e inclusão no universo da exploração espacial, abrindo caminho para mais voos e descobertas emocionantes no futuro.
Origem, Blue, voo, espacial, astronautas, negros;
A história de Dwight, juntamente com a contadora aposentada Carol Schaller, o aviador Gopi Thotakura e o capitão aposentado da Força Aérea dos EUA, Ed Dwight, selecionado por John F. Kennedy em 1961 para ser o primeiro astronauta negro do país, é inspiradora. Apesar de ter completado o treinamento na Escola de Pilotos de Pesquisa Aeroespacial e recebido recomendação da Força Aérea, Dwight seguiu outro caminho, tornando-se empresário e escultor.
Um novo documentário da National Geographic, ‘The Space Race’, destaca a história pioneira de astronautas negros, como Dwight, que desafiaram os limites do espaço. Dwight, aos 90 anos, tornou-se a pessoa mais velha a atingir essa altura, conforme relatado por um porta-voz da Blue Origin. Durante o voo, a tripulação experimentou a incrível sensação de voar a mais de três vezes a velocidade do som, ultrapassando a linha Kármán, a fronteira reconhecida internacionalmente entre a atmosfera terrestre e o espaço sideral.
O lançamento bem-sucedido do foguete New Shepard da Blue Origin marcou um novo marco após um fracasso em setembro de 2022. Naquele incidente, o foguete enfrentou o estresse máximo durante o voo, resultando em uma explosão que acionou o sistema de aborto de lançamento da cápsula New Shepard para garantir a segurança da tripulação.
A cápsula pousou com sucesso, proporcionando aos passageiros alguns minutos de ausência de peso e uma vista deslumbrante da Terra através das janelas da cabine. O voo turístico espacial da Blue Origin continua a cativar o público, reforçando a importância da exploração espacial para o futuro da humanidade.
Fonte: © CNN Brasil
Comentários sobre este artigo