Investidores americanos animados pelo crescimento da Zona Euro, especialmente pela PMI e PMI de serviços europeus. Expectativas de cortes da Fed contrarrestam. Alto PMI em Alemanha e baixo PPI na Zona Euro. (143 caracteres)
Em uma segunda-feira movimentada, os índices acionários europeus estão em alta, impulsionados pelas expectativas de cortes das taxas de juros pelo Federal Reserve (Fed), em resposta aos recentes dados econômicos divulgados. A possibilidade de uma ação mais rápida do Fed em relação às taxas de juros está animando os investidores e impulsionando os mercados.
Os investidores agora estão atentos às próximas movimentações do Federal Reserve, ansiosos por possíveis sinalizações de redução das taxas de juros e mudanças na política monetária. As expectativas de uma postura mais flexível do Fed estão influenciando as decisões de investimento, criando um cenário de otimismo no mercado financeiro global.
Novas expectativas com o Federal Reserve
A atividade nos mercados financeiros está sendo impulsionada não apenas pelas expectativas de cortes de juros nos Estados Unidos, mas também pelos dados positivos de atividade na zona do euro. Por volta das 09h05 (de Brasília), o índice Stoxx 600 registrava um avanço de 0,61%, atingindo os 508,63 pontos. O índice DAX, de Frankfurt, apresentava um crescimento de 0,92%, enquanto a Bolsa de Paris exibia uma valorização de 0,94%.
Um dos pontos de destaque nas ações da região é a Volvo, que estava subindo 1,66% devido ao relatório que revelou um aumento de 27% em suas vendas. Enquanto isso, o FTSE de Londres estava fora de operação devido ao feriado bancário no Reino Unido.
No cenário macroeconômico, o índice de gerente de compras (PMI) da zona do euro alcançou 51,7 pontos em abril, comparado aos 50,3 de março. O PMI de serviços subiu para 53,3, ante 51,5, superando as expectativas dos economistas consultados pelo The Wall Street Journal, que previam 52,9. Na Alemanha, o PMI ficou em 50,6 pontos, em comparação com os 47,7 de março. O PMI de serviços na Alemanha elevou-se para 53,2, ante 50,1 em março, um pouco abaixo da previsão de 53,3.
O índice de preços ao produtor (PPI) da zona do euro registrou uma queda de 7,8% em março em relação ao mesmo período do ano anterior. Em termos mensais, o PPI diminuiu 0,4% em março em comparação com fevereiro, após uma queda de 1,1% em fevereiro ante janeiro. As movimentações nos mercados refletem as novas expectativas de política monetária, tanto nos Estados Unidos com o Federal Reserve, quanto na zona do euro, impulsionadas pelos indicadores de atividade econômica e inflação.
Expectativas de cortes e movimentações nos mercados
A influência das expectativas de cortes de juros nos Estados Unidos, aliada aos dados promissores de atividade na zona do euro, está impactando o comportamento dos investidores. Na manhã, o índice Stoxx 600 apresentava um ganho de 0,61%, atingindo os 508,63 pontos, com o índice DAX de Frankfurt e a Bolsa de Paris também registrando altas de 0,92% e 0,94%, respectivamente.
A Volvo se destacava entre as empresas da região, com uma alta de 1,66% após divulgar um aumento de 27% em suas vendas. Por outro lado, o FTSE de Londres estava fora de operação em função do feriado no Reino Unido.
No âmbito macroeconômico, o índice de gerente de compras (PMI) da zona do euro alcançou 51,7 pontos em abril, superando os 50,3 de março. O PMI de serviços subiu para 53,3, comparado aos 51,5 anteriores, acima das expectativas dos analistas consultados. Na Alemanha, o PMI atingiu 50,6 pontos, contra os 47,7 do mês anterior. O PMI de serviços alemão foi para 53,2 em comparação com 50,1 em março, um pouco abaixo das previsões.
O índice de preços ao produtor (PPI) da zona do euro recuou 7,8% em março em relação ao mesmo período do ano passado. Na base mensal, houve uma queda de 0,4% em março ante fevereiro, após uma diminuição de 1,1% em fevereiro comparado a janeiro. As novas expectativas em termos de política monetária, tanto nos Estados Unidos com o Federal Reserve, quanto na zona do euro, estão influenciando as dinâmicas de mercado, respaldadas pelos indicadores de atividade econômica e inflação.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo