Versões do método para transformar borras de café em biocarvão foram estabelecidas, com redução de 10% no controle de desempenho na vida real.
Em 2023, especialistas do Instituto Real de Tecnologia de Melbourne (RMIT), na Austrália, revelaram que a substituição da areia por betão de café na fabricação de concreto pode elevar sua durabilidade em 30%.
Além disso, foi constatado que a utilização de betão de café como biomassa no processo de produção de material pode resultar em soluções mais sustentáveis e eficientes para a construção civil.
Novos Testes de Betão de Biocarvão na Vida Real Começam a Mostrar Resultados
Agora, os primeiros testes da substância na vida real começaram a ser realizados. No ano passado, pesquisadores australianos descobriram que substituir areia por borra de café no betão pode aumentar sua resistência em 30%. A substância começou a ser testada em calçadas do estado de Victoria, na Austrália.
Além do betão de biocarvão de café, os cientistas também estão testando uma versão que usa aparas de madeira. As duas versões foram estabelecidas ao lado de betão convencional para controle de desempenho. Os cientistas acreditam que, com a substância, será possível alcançar uma redução de 10% do teor de betão necessário em construções. As informações são do RMIT.
Amostra de betão de café passando por um teste de resistência. (Imagem: Carelle Mulawa-Richards/RMIT)
Para evitar a decomposição do café no betão com o passar do tempo, a equipe precisou desenvolver um processo que envolve aquecer os grãos de café para transformá-los em biocarvão. Além de exigir pouca energia, o método também reduz a dependência da areia e os resíduos orgânicos provenientes da produção convencional de betão.
Em parceria com o conselho do estado de Victoria, a equipe do RMIT começou a testar calçadas de betão reforçadas com dois tipos de resíduos orgânicos: um feito com o biocarvão de café, e outro com biocarvão de aparas de madeira. As duas substâncias foram colocadas ao lado do betão padrão para controle de desempenho.
Concreto padrão (esquerda), betão com biocarvão de aparas de madeira (centro) e betão com biocarvão de café (direita). (Imagem: Chris Matthews/Macedon Ranges Shire Council)
Como mencionou Shane Walden, Diretor de Ativos e Operações do conselho, em comunicado, a nova substância ‘não apenas ajuda a melhorar o nível de conhecimento de nossos empreiteiros e da nossa equipe, mas também traz muitos outros benefícios e vantagens que são importantes para nossa comunidade. Isto inclui ajudar o ambiente, agir de forma sustentável e, o mais importante, reduzir os resíduos para aterros e ter uma economia circular.’
Ainda, o betão de biocarvão de café pode ajudar a reduzir custos de construção, como explicou Rajeev Roychand, do RMIT. ‘Como estamos conseguindo um aumento de 30% na resistência do betão de café, isso poderia reduzir o teor de cimento necessário em até 10%, com base em nossa experiência anterior.’
Fonte: @Olhar Digital
Comentários sobre este artigo