Painel de Arboviroses revela maior número de casos de dengue no país, com coeficiente de incidência alarmante. Novo estudo preocupa Organização Mundial de Saúde.
O Brasil já está enfrentando uma grave situação em relação à dengue em 2024, com mais de 2 milhões de casos prováveis registrados somente nas 11 primeiras semanas do ano. O Painel de Arboviroses do Ministério da Saúde divulgou essa informação preocupante no dia 21 de março, alertando para a importância do combate ao mosquito Aedes aegypti.
A dengue é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e pode evoluir para formas mais graves, como a febre hemorrágica. O Brasil tem lutado contra essa arbovirose há anos, implementando diversas estratégias de prevenção e controle. É fundamental que a população esteja atenta aos sintomas da dengue e busque ajuda médica ao menor sinal de complicações. A prevenção ainda é a melhor forma de combater essa doença que afeta milhares de brasileiros todos os anos.
Dengue em destaque no Painel de Arboviroses
Foram confirmadas ainda 682 mortes em decorrência da doença, e mais de mil seguem em investigação. Além disso, o Painel de Arboviroses mostra um aumento significativo nos casos de febre hemorrágica relacionados à dengue. Ainda de acordo com a pasta, o coeficiente de incidência da doença em 2024 é de 990.3 a cada 100 mil habitantes.
Novo estudo aponta para interiorização da dengue
Um novo estudo realizado pela Fiocruz e publicado na revista científica Nature indica uma tendência de interiorização da dengue nas cidades brasileiras. Isso significa que a dengue, uma arbovirose transmitida pelo Aedes Aegypti, está se espalhando para áreas antes não tão afetadas. Essa mudança de cenário pode ser preocupante para a saúde pública no país.
Aumento no coeficiente de incidência preocupa Organização Mundial de Saúde
O coeficiente de incidência da dengue em 2024, que chegou a 990.3 a cada 100 mil habitantes, tem preocupado a Organização Mundial de Saúde (OMS). Este índice ultrapassa em muito o limite estabelecido pela OMS para definir uma situação de epidemia, que é de 300 casos a cada 100 mil habitantes. A notícia de que o Brasil já ultrapassou o maior número de casos de dengue registrados na sua história reforça a gravidade da situação.
Estratégias de combate à dengue são essenciais
Para lidar com o aumento expressivo de casos de dengue no Brasil, o Ministério da Saúde destaca a importância da identificação e eliminação de criadouros do mosquito Aedes Aegypti. Além disso, o uso de repelentes e inseticidas pode contribuir para o controle da transmissão da arbovirose. A mudança climática e os efeitos do El Niño também têm sido apontados como fatores que favorecem a proliferação do mosquito e, consequentemente, a disseminação da doença.
Fonte: @ Estadão
Comentários sobre este artigo