Parcela adiantada do décimo terceiro do INSS 2024 será paga corretamente para mais de 30 milhões de beneficiários até o 8º número do benefício.
O INSS está programado para efetuar o pagamento da primeira parte do décimo terceiro salário de 2024 aos aposentados e pensionistas a partir dessa quarta-feira (24). Até o dia 8 de maio, cerca de 30 milhões de beneficiários terão os depósitos disponíveis em suas contas.
O Seguro Social inicia a distribuição da gratificação natalina, referente ao ano de 2024, para os segurados elegíveis. O INSS destinará os recursos a 30 milhões de aposentados e pensionistas até o começo de maio, proporcionando um impacto financeiro positivo nesse período.
Antecipação do abono anual do INSS e impacto na economia
O Governo Federal decidiu adiantar o pagamento do abono anual aos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social, o INSS, com o objetivo de inserir cerca de R$ 62,6 bilhões na economia. Essa medida beneficia os segurados e dependentes da Previdência Social que receberam auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão ao longo de 2023.
Calendário de Pagamentos do 13º do INSS em 2024
Em relação ao 13º do INSS de 2024, para os beneficiários que recebem até um salário mínimo, as parcelas do décimo terceiro salário serão creditadas a partir dos dias 24 de abril e 24 de maio, respectivamente. Destaca-se que o piso previdenciário foi estabelecido em R$ 1.412 a partir de 1º de janeiro do referido ano.
Já para aqueles que recebem acima de um salário mínimo, a liberação ocorre a partir de 2 de maio (primeira parcela) e 3 de junho (segunda parcela), seguindo o calendário conforme o número final do benefício. Para saber a data exata do seu pagamento, é essencial conhecer o número do seu benefício, que possui um formato de 10 dígitos, sendo o penúltimo número determinante para essa informação.
Antecipação do calendário de pagamentos do INSS
Assim como nos anos anteriores, em 2022 e 2021, os pagamentos do INSS foram adiantados e serão efetuados nos meses de abril e maio, respeitando as datas habituais do calendário de pagamentos do Instituto Nacional do Seguro Social. Em 2023, essa antecipação ocorreu nos meses de maio e junho, mantendo-se a celeridade nos repasses.
Garantir que os beneficiários do INSS tenham acesso às parcelas do décimo terceiro salário dentro do calendário estipulado é fundamental para o planejamento financeiro dessas pessoas. Portanto, entender o formato do número do benefício e o calendário de pagamentos é essencial para assegurar que o dinheiro será recebido na data correta, sem imprevistos.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo