1.6 milhões de estudantes matriculados em licenciatura via EaD (formação superior remotamente); formadores e professores, cursos presencials versus CPC (Conceito Preliminar de Curso), pandemia de Covid-19: críticas sobre reais qualidades do ensino, preconceito puro vs desconhecimento, problemas apresentados em formatos diferentes.
A Associação Brasileira de Ensino à Distância (ABED) expressou sua preocupação com a exigência, presencial, de aulas, em EaD, por parte do Conselho Nacional de Educação (CNE) para os cursos de licenciatura e Pedagogia, aguardando a homologação pelo Ministério da Educação (MEC). Essa medida poderia impactar significativamente a modalidade de ensino à distância no país, trazendo desafios adicionais para as instituições de ensino e os estudantes que optam por essa modalidade.
Reconhecendo a importância do contato presencial na educação, a decisão do CNE destaca a busca por garantir uma formação mais completa e integral aos futuros profissionais da educação. No entanto, é fundamental avaliar como essa mudança impactará a inclusão de estudantes que enfrentam dificuldades de acesso à modalidade presencial. A diversidade de realidades dos alunos brasileiros deve ser considerada na implementação dessa exigência, a fim de garantir equidade e qualidade na educação oferecida no país.
Impacto da Exigência Presencial de Aulas em EaD no Ensino Superior
De acordo com informações provenientes da instituição, uma quantidade significativa de brasileiros corre o risco de exclusão do ensino superior caso a Exigência Presencial de Aulas em EaD seja implementada. Atualmente, conforme dados da ABED, aproximadamente 3,5 milhões de indivíduos estão cursando o ensino superior de forma remota. Dentre esses estudantes, 1,6 milhão estão inscritos em cursos de licenciatura e poderão ser afetados por essa mudança iminente.
Decisão do MEC em Relação à Educação Presencial e EaD
Recentemente, a CNN noticiou que o Ministério da Educação (MEC) pretende homologar a decisão do Conselho Nacional de Educação (CNE) e estabelecer um período de transição em relação à Exigência Presencial de Aulas em EaD. Segundo fontes ligadas à pasta, o MEC considera vital conter a expansão desenfreada da educação à distância, que se intensificou, especialmente após o surgimento da pandemia de Covid-19, sem levar em conta critérios reais de qualidade de ensino.
Em uma pesquisa recente divulgada pelo MEC, foi revelado que somente 450 cursos de ensino superior na modalidade EaD obtiveram notas 4 ou 5 no Conceito Preliminar de Curso (CPC), o que equivale a aproximadamente 26,6% dos cursos avaliados. O presidente da ABED, João Mattar, expressou preocupação quanto ao futuro da formação de professores no Brasil, alertando sobre as possíveis consequências negativas decorrentes da subvalorização da qualidade educacional.
Impacto da Exigência Presencial de Aulas em EaD na Formação de Professores
Um estudo realizado pelo ‘Todos pela Educação’ revelou que seis em cada dez formandos de cursos de licenciatura optaram pela modalidade EaD. O número de formandos em cursos de licenciatura na modalidade EaD mais do que dobrou ao longo de uma década, entre 2012 e 2022, no panorama educacional brasileiro.
No entanto, dado recente apontou que nove cursos formadores de professores na modalidade EaD apresentaram queda de desempenho no Enade em 2021, além de uma distinção notável no desempenho dos alunos em comparação com cursos presenciais. Esses cursos incluem Artes Visuais, Ciências Biológicas, Educação Física, Física, Letras-português, Letras (português e inglês), Música, Pedagogia e Química.
A avaliação dos estudantes em cursos de licenciatura na modalidade EaD apresentou resultados divergentes em relação aos cursos presenciais, conforme apontou um levantamento conduzido por Adriano Coelho, presidente da consultoria Hoper Educação. O aumento de 8% no número de cursos de licenciatura oferecidos, totalizando 4.750, revela a crescente demanda por essa modalidade de ensino, apesar dos desafios enfrentados.
Nesse contexto de transição educacional, a Exigência Presencial de Aulas em EaD certamente impactará os futuros formandos e formadores, exigindo uma adaptação e reavaliação dos atuais modelos de ensino em meio aos padrões de qualidade estabelecidos.
Fonte: © CNN Brasil
Comentários sobre este artigo