Em 420 metros de profundidade na Chetumal Bay, na península de Yucatán, pesquisadores não atingiram novos fundos de cavernas subaquáticas com sondas de perfilador, métricos, na região costeira de Tamm Ja. (148 caracteres)
Em uma recente expedição científica ao México, pesquisadores revelaram que o Taam Ja’ Blue Hole é considerado o buraco azul mais profundo do planeta, chegando a incríveis 420 metros de profundidade. Localizado na Baía de Chetumal, ao longo da costa sudeste da Península de Yucatán, no México, o Taam Ja’ Blue Hole impressiona pela sua magnitude e mistério. Foto: Reprodução/Redes Sociais A descoberta do buraco azul mais profundo do mundo no México foi um marco na pesquisa geológica e marinha.
Além da fama do Taam Ja’ Blue Hole, não podemos esquecer da incrível beleza das cavernas subaquáticas da região. Os buracos subaquáticos ao redor do Taam Ja’ são locais de interesse para mergulhadores e cientistas, revelando paisagens submersas deslumbrantes e cheias de vida marinha. Explorar os segredos escondidos nas profundezas dos buracos azuis e cavernas subaquáticas é um desafio fascinante para os amantes da natureza e da aventura. A natureza nos presenteia com cenários subaquáticos surpreendentes como o Taam Ja’ Blue Hole e suas cavernas subaquáticas.
Novas Descobertas Sobre o Taam Ja’ Blue Hole
De acordo com as pesquisas mais recentes, o Taam Ja’ Blue Hole, situado na Baía de Chetumal, ao longo da costa sudeste da Península de Yucatán, revelou-se ter uma profundidade mínima de 420 metros (ultrapassando, por exemplo, a altura do Empire State Building, que possui 381 metros). Uma curiosidade intrigante é que os cientistas não conseguiram explorar completamente a extensão do buraco subaquático.
Revelações Profundas
A divulgação dessas novas descobertas foi feita na revista Frontiers in Marine Science, em 29 de novembro. A pesquisa realizada em dezembro de 2023 incluiu uma expedição com mergulhadores para efetuar medições com um perfilador de condutividade, temperatura e profundidade (CTD), um dispositivo equipado com um conjunto de sondas que analisa e envia em tempo real as propriedades da água até a superfície por meio de um cabo.
O Maravilhoso Mundo Subaquático do Taam Ja
Conforme destacado no estudo, os dados revelaram que o buraco azul Taam Ja é o buraco azul com a maior profundidade conhecida em todo o mundo, seu fundo permanece inexplorado. O local, que significa ‘águas profundas’ na língua maia, foi originalmente descoberto em 2021, quando a profundidade registrada era de 274 metros. Com a nova descoberta, o Taam Ja ultrapassou o Buraco do Dragão, no Mar da China, que possuía 300 metros de profundidade, sendo assim reconhecido como o maior buraco azul do mundo.
Explorando as Maravilhas Subaquáticas
Mas afinal, o que são buracos azuis? Essas formações naturais são cavernas subaquáticas que se originaram ao longo de centenas de milhares de anos. Geralmente encontradas em regiões costeiras com uma grande quantidade de calcário ou outros tipos de leitos rochosos solúveis, essas cavernas apresentam um mistério fascinante que intriga pesquisadores e aventureiros do mundo todo.
Fonte: @ Terra
Comentários sobre este artigo