Mensagem do cientista gera reflexões sobre a busca da felicidade duradoura e sensação de realização.
O renomado físico Albert Einstein é amplamente reconhecido por suas significativas contribuições para a ciência, especialmente com a teoria da relatividade. Além disso, é sabido que o cientista tinha um interesse profundo em explorar a felicidade e desvendar os segredos por trás de uma existência plenamente feliz.
Segundo informações do portal Psychology Today, Einstein não se limitava apenas aos estudos científicos, mas também se dedicava a compreender o bem-estar emocional e a busca pela alegria genuína. Sua curiosidade em desvendar os mistérios da felicidade reflete um aspecto multifacetado de sua personalidade, que ia além do mundo da física teórica.
O segredo da felicidade para Albert Einstein
Em suas reflexões, Albert Einstein chegou a desenvolver uma frase, como uma espécie de fórmula, que sanava as suas dúvidas. Em uma viagem ao Japão, meses após receber o Prêmio Nobel de Física, o renomado físico recebeu uma entrega em seu quarto de hotel. Ao invés de oferecer uma gorjeta em dinheiro, Einstein entregou ao carteiro dois bilhetes, escritos em alemão, com mensagens onde refletia sobre questões da vida. Um dos papéis trazia a seguinte mensagem: ‘Uma vida calma e modesta traz mais felicidade do que a busca do sucesso combinada com uma constante inquietação’. A frase pode ter diferentes interpretações, mas nos inspira a perseguir a forma de felicidade que nos convém.
A busca da felicidade através do bem-estar mental
O que fazer para ser feliz? A psicóloga Larissa Fonseca explicou em entrevista prévia que a felicidade está diretamente associada à saúde mental. ‘Quando cuidamos da nossa saúde mental, nos relacionamos com os outros de forma saudável, nos cuidamos melhor e percebemos melhora na autoestima. Isso tudo contribui para uma sensação duradoura de bem-estar’, afirmou. A especialista sugeriu a adoção de alguns hábitos que podem favorecer o bem-estar, como: Manter bons relacionamentos, praticar autocuidado, incluindo alimentação saudável e exercícios, ter um sono de qualidade, concluir pequenas metas diárias para o cérebro liberar dopamina e proporcionar a sensação de realização pessoal, cultivar a gratidão, ajudar o próximo e gerenciar o estresse.
Contribuição para a busca da felicidade
Em busca da felicidade duradoura, é essencial considerar a contribuição para o bem-estar mental. A alegria e o contentamento podem ser alcançados através de pequenas ações diárias que promovem a sensação de realização. A busca da felicidade não está apenas relacionada ao sucesso, mas sim a um equilíbrio saudável entre os diversos aspectos da vida. A felicidade é um estado de espírito que pode ser cultivado com práticas consistentes e positivas. A jornada rumo à felicidade envolve a busca contínua por um estilo de vida que promova o bem-estar e a alegria em todas as áreas da existência.
Fonte: @ Minha Vida
Comentários sobre este artigo