Plataformas sociais como TikTok marcam automaticamente conteúdos criados por IA generativa para combater baixa qualidade e potenciais abusos, como deepfakes, usando ferramentas e recursos avançados de OpenAI e Adobe. #Tecnologia #IA #Deepfakes #Misinformation #SocialMedia.
Diante do avanço veloz da tecnologia de inteligência artificial generativa e das crescentes preocupações com desinformação online e deepfakes, o TikTok implementará a rotulagem automática de conteúdos produzidos por inteligência artificial para garantir transparência e autenticidade na plataforma, aspectos essenciais para a comunidade do TikTok.
Essa iniciativa reflete o compromisso do TikTok em lidar com os desafios trazidos pela IA, uma nova tecnologia que impacta diretamente a forma como interagimos e consumimos conteúdo digital. A transparência na origem dos conteúdos, especialmente aqueles gerados por inteligência artificial, é fundamental para fortalecer a confiança dos usuários e promover um ambiente online mais seguro e confiável.
Inteligência Artificial e Plataformas de Mídia Social
Plataformas como TikTok, Meta, X e YouTube têm explorado o uso da inteligência artificial generativa para oferecer novas ferramentas e recursos aos usuários, mas também enfrentam o desafio de lidar com conteúdo gerado por IA de baixa qualidade e os potenciais abusos, como deepfakes enganosos. Essa questão é especialmente relevante no atual período eleitoral no Brasil, Estados Unidos e outras partes do mundo.
Nesse contexto, o TikTok anunciou ontem (9) sua adesão a uma coalizão com a OpenAI e Adobe para incorporar credenciais de conteúdo em produções feitas por inteligência artificial. Essa ação visa garantir a autenticidade do conteúdo gerado por ferramentas como Firefly da Adobe, os geradores de imagens do TikTok e o Dall-E da OpenAI.
A iniciativa demonstra o compromisso das empresas em lidar com os desafios impostos pelas novas tecnologias, buscando assegurar a integridade do conteúdo. Da mesma forma, a Meta anunciou recentemente que irá marcar conteúdos produzidos por inteligência artificial com o selo ‘Made by AI’, em parceria com gigantes da tecnologia como Adobe, Microsoft, Midjourney, Google, OpenAI e outras.
Além disso, a empresa de Mark Zuckerberg está trabalhando no desenvolvimento de um sistema de detecção e classificação de deepfakes. Apesar dos esforços contínuos das empresas, é fundamental reconhecer que a detecção e rotulagem de conteúdos gerados por IA são áreas em constante evolução, onde atores mal-intencionados podem tentar contornar essas medidas de segurança.
Fonte: @ Ad News
Comentários sobre este artigo