Remédios caseiros como suco de batata e chá de espinheira santa possuem propriedades anti-inflamatórias e antiácidas, indicados para aliviar sintomas de úlcera.
As opções naturais para tratar a úlcera no estômago, como o suco de couve, o chá de camomila ou a infusão de gengibre, são excelentes alternativas para aliviar os desconfortos causados pela úlcera, como a dor abdominal, a azia ou a sensação de queimação no estômago. Além disso, esses tratamentos naturais são ricos em propriedades anti-inflamatórias, cicatrizantes e calmantes, que contribuem para a melhora do quadro clínico da úlcera.
Experimente incluir esses remédios caseiros em sua rotina diária para promover a saúde do seu estômago de forma natural e eficaz. Lembre-se sempre de consultar um profissional de saúde para um diagnóstico preciso e um acompanhamento adequado do tratamento. Sua saúde digestiva agradecerá por essas escolhas naturais e benéficas.
Opções Naturais para Tratar Úlcera no Estômago
Embora não possam substituir o tratamento médico, os remédios caseiros são uma alternativa interessante para aliviar os sintomas da úlcera no estômago, podendo ser utilizados como complemento ao tratamento recomendado pelo médico.
Remédios Caseiros para Úlcera Gástrica
Alguns remédios caseiros para úlcera no estômago incluem:
1. Suco de Batata
Uma excelente opção natural para úlcera é consumir o suco puro de batata em jejum, pois ajuda a reduzir a quantidade de ácido no estômago, auxiliando na cicatrização das úlceras e no alívio de sintomas como dor, queimação e azia. Além disso, o suco de batata pode ser benéfico para tratar outros problemas gástricos, como má digestão, gastrite ou refluxo gastroesofágico.
Ingredientes
1 batata inglesa crua;
Água (100 a 200 mL).
Modo de Preparo
Descasque a batata crua e coloque-a no processador, liquidificador, centrífuga ou mixer, e bata. Adicione um pouco de água para tornar o suco mais líquido e fácil de beber. Coe e beba o suco de batata, preparado na hora, 30 minutos antes do café da manhã, sem adoçar. Em caso de falta de processador ou liquidificador, rale a batata e esprema-a em um pano limpo para obter o suco concentrado.
2. Chá de Espinheira-Santa
O chá de espinheira-santa, feito com a planta medicinal Maytenus ilicifolia, é rico em taninos, como a epigalocatequina, e polissacarídeos, como o arabinogalactano, que ajudam a reduzir a acidez estomacal e proteger o estômago do ácido produzido, auxiliando no alívio de sintomas como dor e queimação no estômago causados pela úlcera gástrica.
Ingredientes
1 colher (de chá) de folhas secas de espinheira-santa;
1 xícara de água fervente.
Modo de Preparo
Adicione as folhas de espinheira-santa à água fervente, tampe e deixe repousar por cerca de 10 minutos. Coe e beba morno, até 3 vezes ao dia, 30 minutos antes das refeições.
3. Chá de Gengibre
O chá de gengibre contém gingerol, chogaol e zingerona, substâncias com propriedades anti-inflamatórias e antieméticas, que ajudam a reduzir a inflamação e a acidez estomacal, aliviando os sintomas de úlcera gástrica como queimação no estômago, náuseas ou vômitos.
Ingredientes
1 cm de raiz de gengibre cortada em rodela ou ralada;
1 litro de água fervente.
Modo de Preparo
Fonte: © TNH1
Comentários sobre este artigo