Dor intenses e inchaço abdominal podem indicar saúde: evite alimento rico em enxofre – cebola, alho, brócolis, couve-flor, repolho e couve-de-bruxelas. Consume leguminosas ricas em fibra e carboidratos complexos – feijão, lentilha, grão-de-bico, e ervilha. Evite produtos lácteos, especialmente intolerantes à lactose – pães, conservas, carnes defumadas.
A produção de gases é um fenômeno comum no organismo humano e desempenha um papel importante na prevenção de inchaço e desconforto no abdômen. Contudo, é inegável que, em geral, os gases não são bem-vindos, especialmente quando surgem com um odor desagradável. O consumo excessivo de alimento que causa gases com péssimo cheiro pode ser responsável por esse incômodo, sendo recomendado moderar sua ingestão para evitar situações constrangedoras.
Além disso, é importante estar ciente de que certos alimentos podem contribuir para a produção de alimento que solta gases, resultando em inchaço abdominal e até mesmo em fermentação intestinal. Portanto, equilibrar a dieta e evitar o consumo exagerado de alimento que provoca fermentação intestinal são medidas que podem ajudar a manter a saúde digestiva em dia.
Alimento que causa gases com péssimo cheiro: saiba mais sobre o assunto
Consultada pelo MinhaVida, Letícia Carbinatti, nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais, revelou os 4 alimentos que causam gases com péssimo cheiro. Confira abaixo! Leia também: 15 alimentos que soltam o intestino na hora
Quais são os alimentos que causam gases com péssimo cheiro?
Letícia Carbinatti explica que, devido à composição química e à forma como são digeridos pelo organismo, certos alimentos podem provocar gases com odor desagradável. Alimento que solta gases, como cebola, alho, brócolis, couve-flor, repolho e couve-de-bruxelas, são alguns exemplos. Alimento que causa inchaço abdominal, como feijão, lentilha, grão-de-bico e ervilha, também estão na lista. Produtos lácteos, especialmente quando há intolerância à lactose, e alimentos que provocam fermentação intestinal, como pães, conservas e carnes defumadas, são outros vilões nesse sentido.
Os alimentos ricos em fibras chegam ao intestino grosso ainda parcialmente indigestos. Lá, as bactérias presentes realizam a fermentação desses resíduos alimentares, produzindo gases como o hidrogênio, que é responsável pelo cheiro característico de ovos podres. O enxofre presente nos alimentos pode contribuir para a produção de compostos de enxofre no intestino, adicionando gases com mau odor. É importante salientar que esses processos são naturais e fazem parte do complexo sistema digestivo humano, conforme explica a nutricionista.
Quando os gases são preocupantes?
Embora os gases façam parte do processo digestivo, em algumas situações, a presença deles pode ser um sinal de problemas mais sérios no trato gastrointestinal. De acordo com Letícia Carbinatti, eles podem ser considerados preocupantes quando há dor abdominal intensa ou persistente, ocorrem mudanças drásticas nos padrões intestinais, aparece sangue nas fezes, há inchaço abdominal ou ocorre perda de peso não intencional. Se, juntamente com os gases, houver alguns dos sintomas citados acima, é recomendado marcar uma consulta médica o quanto antes.
Como evitar o excesso de gases?
Evitar alimentos que causam gases, mastigar devagar e evitar engolir ar, limitar o consumo de alimentos ricos em fibras insolúveis, experimentar probióticos, dividir as refeições em porções menores, beber água entre as refeições, não junto, e incluir soluções ácidas (como limão e vinagre de maçã) nas refeições são algumas dicas para minimizar o desconforto causado pelos gases. Saiba mais: 5 alimentos essenciais para quem tem Síndrome do Intestino Irritável.
Fonte: @ Minha Vida
Comentários sobre este artigo