A cafeína melhora o desempenho físico, promove alerta, libera neurotransmissores e é usada como energia para treinar, indicam especialistas.
Quem não ama um bom café para começar o dia com o pé direito? Essa bebida, além de seu sabor delicioso, tem o poder de deixar qualquer um mais alerta e produtivo. Por isso, não é à toa que muitas pessoas não abrem mão de sua xícara de café logo de manhã ou durante o expediente.
O café é uma verdadeira fonte de inspiração para muitos, tanto que muitos atletas incluem a bebida em sua rotina pré-treino para impulsionar seu desempenho. Com sua dose natural de cafeína, o café se destaca como uma opção mais saudável em comparação com as bebidas energéticas, mantendo o corpo e a mente alertas. Experimente saborear um café antes da sua atividade física e sinta a diferença em sua disposição e foco!
O Poder do Café na Melhora do Desempenho
Mas será que incluir uma xícara de café na rotina pré-treino realmente funciona? Segundo especialistas consultados pela CNN, o café pode ser uma opção bastante eficaz nesse momento, especialmente devido aos efeitos da cafeína no corpo. O mecanismo de ação da cafeína está ligado ao bloqueio da adenosina, neurotransmissor responsável por induzir a sonolência e relaxamento, conforme destaca a nutricionista Ramiele Calmon, especialista em nutrição esportiva.
A Caféina e sua Ação Energética
A ação da cafeína no organismo é capaz de desencadear a liberação de neurotransmissores excitatórios, como dopamina e norepinefrina, resultando em maior sensação de alerta, concentração e energia. Esse efeito pode proporcionar a tão desejada disposição para o treino. Além disso, a cafeína pode aumentar a liberação de ácidos graxos, fornecendo energia aos músculos e auxiliando na queima de gordura durante o exercício físico, como explica Calmon.
Benefícios do Café no Pré-Treino
Vanessa Costa, especialista na saúde da mulher, destaca que a cafeína pode melhorar o desempenho físico, aumentar a vigilância e a energia, influenciando ainda no metabolismo e na função cardíaca. Esses benefícios podem impactar significativamente no desempenho esportivo, visto que a cafeína apresenta efeitos em diversas áreas do organismo.
Contribuição da Cafeína no Emagrecimento e Resistência
Além disso, o consumo de café antes do treino pode auxiliar no processo de perda de peso, graças ao seu potencial efeito termogênico e capacidade de acelerar o metabolismo em repouso. A cafeína também pode aumentar a resistência, reduzir a fadiga e melhorar a função cognitiva, proporcionando vantagens extras durante a prática esportiva, como aponta Calmon.
Recomendação da Sociedade Internacional de Nutrição Esportiva
Um relatório da Sociedade Internacional de Nutrição Esportiva, publicado em 2021, avalia que a ingestão de cafeína antes do treino pode melhorar o desempenho físico, incluindo benefícios como aumento da resistência muscular, velocidade de movimento, força e resistência aeróbica. No entanto, é importante ressaltar que tais resultados podem variar de pessoa para pessoa.
Suplementação de Cafeína e sua Efetividade
Com o crescente interesse nos benefícios da cafeína, os suplementos desse composto têm se popularizado. A suplementação de cafeína como pré-treino pode ser benéfica para indivíduos saudáveis que buscam melhorar o desempenho físico. No entanto, é importante salientar que o uso desses produtos é contraindicado para pessoas sensíveis à cafeína.
Fonte: © CNN Brasil
Comentários sobre este artigo