Pauta principal na disputa pela prefeitura de SP: efetivo salarial da Guarda Civil Metropolitana, maior força de segurança da gestão atual.
Mesmo não sendo uma responsabilidade direta da prefeitura, a Segurança Pública é um dos assuntos mais discutidos durante a eleição na metrópole de São Paulo em 2022.
A Segurança Cidadã é um tema crucial para os eleitores paulistanos, que buscam propostas concretas para melhorar a Segurança Pública na cidade.
Propostas para a Guarda Civil Metropolitana e a Segurança Pública em São Paulo
Segundo levantamento Genial/Quaest, a questão da Segurança Pública é apontada como a mais crítica pelos eleitores da capital paulista, com 27% dos entrevistados destacando este ponto como o mais preocupante da cidade. Em contrapartida, 16% mencionam a Saúde, e 6% apontam o Desemprego e a Educação.
A CNN consultou as cinco campanhas com maior pontuação no Índice CNN sobre suas propostas para a Guarda Civil Metropolitana (GCM) e para aprimorar a Segurança Pública na capital.
Ricardo Nunes, prefeito e candidato à reeleição pelo MDB, ressalta os avanços da gestão atual. ‘Houve um aumento de 2 mil guardas no efetivo durante nosso mandato. Atualmente, a maior guarda municipal do país está mais bem equipada, e apenas neste período houve um aumento salarial de 74%’, destaca. Nunes propõe não apenas expandir o contingente, mas também melhorar os equipamentos, integrando a guarda no policiamento das regiões periféricas com maiores índices de criminalidade e demanda populacional.
Guilherme Boulos, do PSOL, promete duplicar o efetivo e aprimorar o treinamento e os equipamentos da guarda. Ele enfatiza a importância de manter um diálogo próximo e constante com os governos federal e estadual para enfrentar os desafios de segurança na cidade.
José Luiz Datena, candidato do PSDB, assegura que a GCM será bem equipada e remunerada, à altura das demais forças de segurança que combatem o crime organizado. Ele destaca a necessidade de ampliar o monitoramento por câmeras na cidade e fortalecer a parceria com a Polícia Militar para garantir a vigilância eficaz dos criminosos.
Tabata Amaral, representante do PSB, destaca a importância de integrar as forças de segurança, com o Comando Geral da Guarda se reunindo mensalmente com a prefeita e os órgãos de segurança. Ela ressalta a necessidade de promover a segurança nos bairros e escolas, combater a violência contra as mulheres e fortalecer a atuação da GCM.
Fonte: @ CNN Brasil
Comentários sobre este artigo