Setor obscuro cobra caro, afetando a integridade pessoal. Evite esquemas de pirâmide no coaching de vida, busque aperfeiçoamento genuíno.
Propaganda Para um observador externo, Billiejo Mullett aparenta ser uma pessoa bastante focada em seu coaching de vida.
Em sua rotina diária, Billiejo dedica-se intensamente ao seu trabalho de coaching, auxiliando indivíduos a alcançarem seus objetivos e potencial máximo na vida. Seu comprometimento com o bem-estar e o desenvolvimento pessoal dos seus clientes é admirável, tornando-a uma referência no mundo do coaching de vida.
Explorando o Mundo do Coaching de Vida
Enfermeira registrada e colaboradora de um plano de saúde, ela é inteligente e educada e consegue equilibrar sua vida profissional com uma agitada vida familiar. De várias maneiras, Mullett, que mora em Minoa, Nova York, parece ter tudo sob controle, o que torna ainda mais surpreendente o fato de ela estar se recuperando de uma experiência de coaching de vida que descreve como um ‘esquema de pirâmide’, o qual lhe custou dezenas de milhares de dólares.
A Revelação do Submundo do Coaching de Vida
‘Sou um ser humano inteligente’, disse Mullett, 46. ‘Todos nós pensamos que isso nunca vai acontecer conosco. É isso que realmente assusta.’ Ela faz parte de um grupo cada vez maior que está abrindo o jogo sobre o obscuro submundo do coaching de vida, um setor não regulamentado que costuma cobrar preços altos e tem um alto custo que se estende bem além do dinheiro que é gasto.
Desvendando o Esquema de Pirâmide no Coaching de Vida
Eva Collins, uma ex-coach de vida que administra uma conta no Instagram que compartilha comentários anônimos sobre alguns dos piores infratores do coaching de vida, em Sacramento, Califórnia, 22 de maio de 2024. Algumas pessoas que pagaram pelo coaching de vida na esperança de melhorar suas vidas e carreiras encontraram-se presos no que descreveram como um esquema de pirâmide. (Crédito: Rozette Halvorson/The New York Times)
Com raízes iniciais no movimento de busca pelo aperfeiçoamento pessoal ocorrido no final do século 20, de modo geral coaching de vida é um programa de estabelecimento de metas e sessões no estilo psicoterapia cujo objetivo é melhorar as circunstâncias e o bem-estar da pessoa. Os negócios estão em franca expansão.
A International Coaching Federation, a maior associação de coaching sem fins lucrativos do mundo, estima que o setor movimentava US$ 4,6 bilhões em 2022 e que o número de coaches disparou 54% entre 2019 e 2022. Como não existe credenciamento padronizado no setor, é provável que o número real seja maior do que isso, e um dos perigos desse tipo de coaching é que qualquer pessoa pode se autodenominar um coach de vida.
Embora muitos trabalhem com integridade, oferecendo orientações criteriosas e estruturadas aos seus clientes para ajudá-los a superar tempos difíceis, a natureza não regulamentada do setor pode facilitar a exploração das pessoas.
A Jornada de Mullett no Coaching de Vida
Em 2018, Mullett estava cansada da rotina do mundo corporativo e se esforçando para formar uma família mista com seu atual marido quando descobriu o coaching de vida. ‘Um amigo meu recomendou um podcast e logo de cara senti que era aquilo que eu buscava’, lembrou. ‘O apresentador estava falando sobre como nossos pensamentos impactam nossas emoções e nossos comportamentos. Viciei.’ Mullett passou a assistir aos vídeos postados no site do apresentador.
O apresentador, um coach de vida cujo nome Mullett preferiu não identificar por medo de retaliação e assédio, mesclava a linguagem de um empresário de sucesso com a.
Fonte: @ Info Money
Comentários sobre este artigo