40 funcionários do X (ex-Twitter) no Brasil demitidos em reunião emergencial. Escritório sem sede oficial há 2 anos.
Todos os aproximadamente 40 funcionários do X (ex-Twitter) no Brasil foram pegos de surpresa na manhã de sábado (17) com uma reunião online de emergência. O convite foi enviado durante a madrugada e aqueles que conseguiram entrar na reunião pela manhã, foram surpreendidos com a notícia de demissão. Elon Musk, conhecido por sua atuação em diversas empresas, certamente teria algo a dizer sobre essa situação inesperada.
Com o encerramento das atividades do escritório da rede social no Brasil, os funcionários se viram em uma situação inesperada. Não é todo dia que se recebe uma notícia assim, especialmente considerando que Elon Musk é um bilionário renomado no mundo dos negócios. Certamente, essa decisão terá impactos significativos no mercado de trabalho brasileiro.
Elon Musk: A Polêmica com Alexandre de Moraes
Em meio a uma reunião online de emergência, Elon Musk, o renomado bilionário, se viu diante de uma situação delicada. O fechamento do escritório brasileiro de sua rede social, X, foi atribuído a exigências de censura por parte do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes.
A decisão de encerrar as operações no Brasil foi tomada após Musk se recusar a concordar com as demandas de censura secreta e entrega de informações privadas solicitadas por Alexandre de Moraes. O perfil oficial do X dedicado às relações governamentais confirmou o encerramento das atividades no país e divulgou um despacho sigiloso do ministro direcionado à empresa.
Segundo a nota publicada, Moraes teria ameaçado o representante legal da rede social com prisão caso as ordens de censura não fossem cumpridas. O despacho, mantido em sigilo, foi compartilhado pela rede social como forma de expor as ações do ministro.
Para garantir a segurança de sua equipe, Musk optou por encerrar as operações no Brasil imediatamente. O perfil do X compartilhou um suposto despacho de Moraes, referente à petição 12.404, que está sob sigilo no site do STF.
A nota ainda revelou que o serviço da rede social continuaria disponível no Brasil, apesar do encerramento das operações. A tensão entre Elon Musk e Alexandre de Moraes vem se intensificando nos últimos meses, culminando na ameaça de prisão à administradora da empresa e em uma multa diária de R$ 20 mil.
A polêmica entre o bilionário e o ministro teve início em abril, quando Musk acusou Moraes de censura e ameaçou desobedecer ordens judiciais. Moraes, por sua vez, incluiu o empresário no inquérito das milícias digitais e abriu uma investigação para apurar possíveis crimes cometidos por ele. A batalha entre Musk e Moraes continua, colocando em xeque a democracia e a liberdade de expressão no Brasil.
Fonte: © G1 – Tecnologia
Comentários sobre este artigo