Empresário Rodrigo Reis, o “Coach do bitcoin”, foi preso por suspeita de criar esquema de captura de valores de investidores em exchanges de criptomoedas e enviá-los ao exterior.
O empresário e coach Rodrigo Reis, conhecido como ‘Coach do bitcoin’, foi preso nesta quinta-feira (7/11) por suspeita de ter criado um esquema fraudulento com criptomoedas. A prisão foi realizada pela Polícia Federal, que investiga o caso de um golpe que teria atingido cerca de dez mil pessoas.
A empresa de Reis, RR Consultoria em Investimentos, é suspeita de ter aplicado um golpe financeiro em seus clientes, utilizando criptomoedas como meio de fraude. A investigação revelou que a empresa teria utilizado um esquema complexo para convencer as pessoas a investir em criptomoedas, prometendo altos retornos financeiros. No entanto, os investidores acabaram perdendo seu dinheiro em uma fraude financeira. A prisão de Reis é um passo importante para desmantelar o esquema e trazer justiça às pessoas afetadas pelo golpe. A justiça está sendo feita.
O Golpe que Causou Prejuízos de R$ 260 Milhões
A investigação revelou que o empresário captou dinheiro de clientes com a promessa de que o valor renderia até 9% ao mês, mas na verdade, estava envolvido em um esquema fraudulento que resultou em prejuízos de R$ 260 milhões. A prisão foi feita pela Polícia Federal, que descobriu que os investigados haviam articulado uma complexa estrutura empresarial para captar investidores e se apropriar dos recursos aplicados.
A Fraude Financeira por Trás da RR Consultoria
A RR Consultoria entrou com pedido de recuperação judicial em 2023, mas o juiz Paulo Assed Estefan, da 4ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro, rejeitou a solicitação afirmando que havia atuação ‘aparentemente irregular’ da empresa. A decisão teve como base um parecer da advogada Lívia Gavioli Machado e do advogado Rafael Steinfeld, que concluiu que a empresa não havia demonstrado viabilidade para justificar a sua recuperação judicial.
A investigação revelou que a RR Consultoria não havia registrado suas atividades na Comissão de Valores Mobiliários e que não havia cumprido as exigências para exercer suas operações. Além disso, foram encontradas outras 11 empresas, nove delas abertas em 2023 a partir de pró-labore e dividendos obtidos pela RR Consultoria. Isso levou os advogados a concluir que ‘diante da paralisação da atividade, bem como da falta de comprovação das formalidades exigidas pela CVM para as operações apontadas pelo sócio, não há função social a ser preservada’.
O Golpe que Enviou Valores ao Exterior
A Polícia Federal descobriu que os valores captados pelos investigados foram enviados ao exterior por meio de exchanges (corretoras de criptomoedas). Isso foi possível graças à complexa estrutura empresarial articulada pelos investigados, que permitiu que eles se apropriem dos recursos aplicados e os remetessem para o exterior sem o conhecimento das vítimas.
A fraude financeira por trás da RR Consultoria é um exemplo clássico de golpe que pode causar prejuízos significativos para os investidores. É importante que as pessoas estejam cientes dos riscos envolvidos em investir em empresas que não são transparentes e que não cumprem as exigências legais. Além disso, é fundamental que as autoridades tomem medidas para prevenir e combater a fraude financeira, protegendo assim os investidores e a economia como um todo.
Fonte: © Conjur
Comentários sobre este artigo