Último boletim da Defesa Civil do RS: 107 municípios atingidos por fortes chuvas: Pavarema, Pantano, Grande, Itaara, Encantado, Salvador do Sul, Segredo, Santa Maria, Santa Cruz do Sul. Áreas afetadas: peças (8), idosos, deslizamento de terra, rodovias. Mortos: confirmados vítimas, más de 19 mil pessoas desalojadas, desaparecidos, feridos.
De acordo com a Defesa Civil, as enchentes no Rio Grande do Sul já causaram a morte de 10 pessoas. Os óbitos ocorreram em 8 cidades do estado. Foto: LEANDRO OSÓRIO/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO O balanço mostra um cenário triste de perdas humanas devido às fortes enchentes.
As chuvas fortes também têm contribuído para a situação alarmante de enchentes no Rio Grande do Sul. A combinação de chuva intensa e transbordamento de rios resultou em inundações em diversas áreas, evidenciando os impactos das tempestades nessa região.
Defesa Civil registra aumento no número de vítimas devido a enchentes
Segundo informações da Defesa Civil, as enchentes resultaram em um aumento significativo no número de vítimas em oito municípios do estado. Um dado alarmante é que metade dos óbitos contabilizados refere-se a pessoas de meia idade e idosos. As cidades de Pavarema, Pantano Grande, Itaara, Encantado, Salvador do Sul, Segredo, Santa Maria e Santa Cruz do Sul foram as mais afetadas. Em Pavarema, dois indivíduos, de 69 e 65 anos, perderam a vida ao tentar atravessar uma região alagada, enquanto em Segredo um homem de 62 anos enfrentou o mesmo trágico destino.
A tragédia das enchentes e deslizamentos de terra
As cenas de destruição provocadas pelas fortes chuvas são angustiantes. Em Salvador do Sul e em Santa Maria, vítimas fatais foram registradas devido a deslizamentos de terra, com destaque para o caso de uma idosa de 85 anos em Santa Maria. Além disso, foi reportado um óbito por descarga elétrica em Pantano Grande, envolvendo um homem de 59 anos. As circunstâncias dos demais falecimentos nas outras localidades ainda estão sendo investigadas, evidenciando o caos provocado pelas tempestades.
Cidades e população impactadas pelas enchentes
O boletim mais recente da Defesa Civil do Rio Grande do Sul revelou que 107 municípios foram afetados pelas enchentes. A situação é grave, com 1.072 pessoas buscando abrigo e outras 3.393 desalojadas. O número total de afetados pelas fortes chuvas ultrapassa 19 mil indivíduos, denotando a magnitude da tragédia. Além disso, há 21 pessoas desaparecidas em diferentes cidades, como Roca Sales, Candelária, Encantado, São Vendelino e Passa Sete, enquanto onze pessoas ficaram feridas em decorrência das enchentes e deslizamentos de terra. O trabalho árduo da Defesa Civil e de voluntários é essencial para prestar auxílio às comunidades afetadas.
Fonte: @ Terra
Comentários sobre este artigo