Reino Unido registrou mais de 400 casos de ‘intrusos’ indesejados, incluindo animais venenosas e espécies não compradas.
A presença de animais em encomendas é um problema que tem gerado preocupação nos últimos anos. Cobras, em particular, estão entre os intrusos mais inesperados em bagagens e encomendas. Foto: Getty Images/Paul Starosta
Quando se trata de criaturas indesejadas em pacotes, os animais são apenas uma das muitas espécies que podem causar problemas. Além das cobras, outros seres vivos, como insetos e roedores, também podem se esconder em encomendas e causar danos ou riscos à saúde. É importante que os consumidores estejam cientes desses riscos e tomem medidas para evitar a presença de animais indesejados em suas encomendas.
Animais Indesejados em Encomendas
De acordo com um levantamento do Centro Nacional para o Bem-Estar dos Répteis (NCRW), mais de 400 ‘passageiros clandestinos’ foram encontrados em encomendas e malas de viajantes desde 2018, apenas no Reino Unido. Esses animais, que podem ser fatais ao ser humano, são frequentemente encontrados em produtos comprados de outros países. Alguns exemplos incluem formigueiros e cobras de quase 2 metros.
Os números de denúncias ao NCRW aumentam a cada ano. Neste ano, o grupo já fez o resgate de mais de 200 animais, sendo 42 apenas em setembro. Para se ter uma ideia, ao longo de todo o ano de 2022 foi feita a captura de 44 ‘visitantes’. Chris Newman, diretor do NCRW, acredita que o aumento dos registros se deve principalmente à maior conscientização das pessoas. No entanto, ele também acredita que ainda há uma subnotificação dos casos.
Tipos de Animais Encontrados
Lagartos são o tipo mais comum de réptil encontrado em pacotes que chegam ao Reino Unido, com mais de 280 casos desde 2018. Aranhas são a segunda classe mais encontrada, com 38 aparições desde o início da classificação. Sapos e fãs são os terceiros com mais aparições, somando 35. A entrada das espécies no Reino Unido se dá principalmente dentro de produtos frescos, containers e malas pessoais. Do total, 45% foram encontrados na bolsa de alguém.
Casos que Geram Preocupação
Apesar de a maioria dos casos não serem de espécies venenosas, alguns ligam um alerta especial. Recentemente, por exemplo, uma cliente encontrou um escorpião-dourado venenoso em uma compra feita na Shein. Entre 2022 e 2023, cinco viúvas negras ocidentais foram encontradas dentro de carros importados dos Estados Unidos. Já em bagagens pessoais, um viajante deixou o Quênia rumo a Liverpool com uma centopéia ruiva escondida em sua mala. A mordida da espécie pode causar dores fortes no ser humano.
Mas o perigo principal fica por conta das cobras. Com 33 casos registrados desde 2018, elas costumam ser mais fatais que outras espécies. Uma das serpentes mais venenosas do mundo, a echis está entre as visitantes indesejadas. Sua origem costuma ser a Índia ou Paquistão e a entrada no País acontece por meio de contêineres de roupas ou de pedras ornamentais. Embora alguns animais não sejam venenosos, é importante não tocar neles e imediatamente acionar alguma autoridade para que seja feita a identificação e captura dele.
Fonte: @ Terra
Comentários sobre este artigo