Instituto Nacional de Estudos: dados do Inep mostram aumento no número de inscritos e participação na prova este ano.
No Acre, a participação nas provas do Enem apresentou uma leve melhoria em relação aos anos anteriores, mas ainda assim, a abstenção nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) permaneceu próxima a 30% em 2024, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Os dados do Inep mostram que, apesar da leve queda na abstenção, o Enem ainda enfrenta desafios para atrair todos os inscritos para as provas. A participação efetiva nas provas do Enem é fundamental para que os estudantes possam aproveitar as oportunidades de ingresso no ensino superior. Além disso, a preparação para as provas do Enem é essencial para que os estudantes possam alcançar bons resultados e aumentar suas chances de sucesso no futuro.
Enem 2024: Taxa de Abstenção e Participação
No primeiro dia de provas do Enem 2024, realizado em 3 de novembro, 31,3% dos inscritos não compareceram, enquanto no segundo dia, em 10 de novembro, a taxa de abstenção foi de 35,5%. Historicamente, o segundo dia das provas do Exame Nacional do Ensino Médio registra maior abstenção. Em 2023, o primeiro dia de aplicação teve 33,2% de abstenção, enquanto o segundo dia ficou em 37,9%. Com isso, a porcentagem de participação cresceu nos dois dias de prova este ano.
No primeiro dia do Enem 2024, 68,7% dos inscritos compareceram, e 64,5% foram ao segundo dia. No ano passado, os dois dias de prova tiveram, respectivamente, 66,8% e 62,1% de participação. Na média, considerando o número de inscritos de cada edição, o ano passado teve 35,5% de abstenção, enquanto 2024 ficou com 33,3%. Neste ano, o total de inscritos teve um aumento de 8,6%, saindo de 24.277 no ano passado para 26.375 em 2024.
Participação dos Inscritos da Rede Pública
Todos os mais de 8,4 mil alunos que estão terminando o ensino médio na rede pública do Acre participaram do primeiro dia de provas do Enem, nesse domingo (3). A informação foi divulgada pela Secretaria de Educação e Cultura (SEE), baseada em dados repassados pelo Ministério da Educação (MEC). De acordo com o governo, apenas três estados obtiveram este índice na região Norte: Acre, Amapá e Pará. Ainda de acordo com a SEE, são 6,8 mil alunos da zona urbana e outros 1,6 mil da zona rural.
Segundo a pasta, contribuíram para a porcentagem ações como o Pré-Enem Legal, com aulões nas escolas, o serviço de busca ativa feito pelo Departamento de Ensino Médio e a garantia de transporte para os participantes da zona rural. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é responsável por realizar o Enem, que é um exame nacional que avalia o desempenho dos estudantes ao final do ensino médio.
Fonte: © G1 – Globo Mundo
Comentários sobre este artigo