Israel capturou Rafah passe porcional; opus-me à grande operação militar na cidade. Limite militar: grande, bairros evacuados, ordemadas, catástrofe humana.
O representante do Departamento de Estado dos Estados Unidos, Matthew Miller, reconsiderou sua declaração de que a tomada pelo lado palestino da passagem de Rafah por Israel parecia um ‘prelúdio’ para uma significativa operação militar em Rafah, afirmando: ‘não temos certeza se é um prelúdio ou não’. ‘Eles [Israel] a designaram como limitada’.
A operação israelense em Rafah na região de Gaza criou incertezas sobre o futuro da cidade. A passagem de Rafah é uma área delicada, sujeita a mudanças constantes devido ao conflito entre as partes envolvidas. A tomada por Israel dessa região pode desencadear uma nova fase de tensões e instabilidade na região de Rafah.
América opõe-se à grande operação em Rafah; na Faixa de Gaza
‘Parece que esta não é a grande operação que veríamos, por exemplo, se eles entrassem nos bairros onde ordenaram as evacuações‘, esclareceu Miller ao ser questionado sobre seus comentários anteriores durante o briefing do Departamento de Estado. ‘Eles deixaram claro que pretendem lançar uma grande operação militar, e nós deixamos claro que nos opomos a isso’, adicionou Miller.
A Secretário-geral da ONU expressou sua preocupação, afirmando que um ataque em Rafah seria uma catástrofe humana. A análise destaca que o Hamas aceitou um acordo de cessar-fogo, mas ressalta que isso não trará o fim à guerra.
A Casa Branca demonstrou otimismo em relação às negociações sobre reféns. Contudo, o porta-voz não revelou qual seria a resposta dos EUA caso Israel realize uma grande operação, algo que foi enfatizado várias vezes pelos americanos para que Israel evite tal ação.
Fontes hospitalares em Rafah confirmaram à CNN a morte de 27 pessoas desde segunda-feira à noite, incluindo seis mulheres e nove crianças. ‘Obviamente, cada morte de qualquer civil, especialmente de crianças, é uma tragédia, quer esteja em Rafah ou em qualquer outro lugar dentro de Gaza, e deixamos isso claro’, concluiu Miller.
Alerta em Rafah: Israelense em operação;
A situação em Rafah permanece tensa, com relatos sobre a possibilidade de uma operação israelense em andamento. Diante disso, a comunidade internacional expressa preocupação com a possível escalada do conflito na região.
A passagem de Rafah tem sido um ponto crítico durante o conflito, complicando ainda mais a situação humanitária. Os bairros onde evacuações foram ordenadas permanecem vulneráveis, aumentando o temor de uma catástrofe humana.
A comunidade internacional pede moderação e busca soluções pacíficas para evitar uma escalada ainda maior de violência. A necessidade de proteger civis, especialmente crianças, é destacada como prioridade em meio à crise em Gaza.
Fonte: @ CNN Brasil
Comentários sobre este artigo