Evanílson, ex-jogador do Bayer, campeão da Bundesliga, dá aulas de futevôlei em BH após fase alemã, com taças e convocação para Seleção.
Aos 49 anos, Evanilson segue na ativa. Revelado pelo América-MG e com passagens por Atlético-MG e Cruzeiro, o ex-lateral aposentou do futebol profissional em 2012. Pouco tempo depois o futevôlei virou o trabalho diário do ex-jogador, que mora em Belo Horizonte. Mas não para por aí. O Borussia é um dos clubes mais conhecidos da Alemanha, com uma história rica e uma base de fãs apaixonada.
Enquanto Evanilson desfruta de sua aposentadoria ativa, o Borussia continua a impressionar no cenário do futebol alemão. O clube alemão é conhecido por sua filosofia de jogo ofensivo e por revelar jovens talentos para o mundo do futebol. Com uma torcida fervorosa, o Borussia é uma força a ser reconhecida no cenário esportivo internacional.
Borussia Dortmund: A História de Evanilson
Nos mais de duas décadas de carreira profissional, Evanilson deixou sua marca no Borussia Dortmund, clube alemão. Campeão da Bundesliga na temporada 2001/2002, o ex-jogador brasileiro foi fundamental para tirar o time alemão de um período sem títulos e agora mantém um vínculo vitalício como parte do time das lendas.
Evanilson relembra com carinho sua passagem pelo Borussia, onde disputou a Champions no início dos anos 2000. Chegou ao clube em um momento de reconstrução, após a glória da Champions e Mundial de Clubes de 1997, mas anos sem conquistas. Saindo do Cruzeiro em 1999, o lateral encontrou no Borussia uma nova fase em sua carreira.
‘A gente tem as lendas que são vários jogadores e sempre tem convocação. A gente tem um contrato que renova a cada ano. No ano são cinco jogos. A gente revê os amigos de 1999 e 2000. Isso para mim é um fortalecimento muito grande’, destaca Evanilson sobre o ambiente no clube.
Sua primeira convocação para a Seleção Brasileira enquanto estava no Cruzeiro marcou o início de uma jornada de sucesso. Com a chegada ao Borussia em 1999, ao lado de Dedê e Júlio César, Evanilson viveu momentos inesquecíveis, culminando no título da Bundesliga na temporada 2001/02.
‘Sou muito feliz e grato pelo o que o Borussia fez e faz por mim’, ressalta o ex-jogador, que viu o clube passar por um período sem títulos, enquanto o Bayer de Munique conquistava taças consecutivas. A torcida fanática e fiel do Borussia sempre foi um apoio fundamental para os jogadores.
Próximo de uma final da Champions contra o Real Madrid, Evanilson se prepara para vestir novamente a camisa do Borussia em uma partida especial, reencontrando antigos companheiros como Tinga, Amoroso e Felipe Santana. O time das lendas do Borussia Dortmund, criado para manter viva a tradição do clube, promove eventos ao redor do mundo para divulgar o nome da equipe.
‘Dedê teve sua despedida e fui convidado. Depois foi a vez do goleiro Roman Weidenfeller se despedir, e o Borussia passou a promover mais jogos para manter o contato conosco. O clube tem escolinhas em diversos países, levando a paixão pelo futebol e a história do Borussia para novos horizontes’, destaca Evanilson sobre o legado do clube alemão.
Fonte: © GE – Globo Esportes
Comentários sobre este artigo