Britânico acordou com dor aguda no peito, temia infarto. Diagnósticos: vape causou colapso pulmonar, pneumotórax, expôs a níquel, liquidos quentes atravesam microprocessador de atomizador.
Ao despertar com fortes dores no peito, o pescador britânico Jordan Snowdon, de 29 anos, pensou inicialmente estar enfrentando um ataque cardíaco. Foi hospitalizado com colapso pulmonar e revelou que o problema surgiu devido ao uso excessivo de vape. Há cinco anos, buscando uma opção que julgava ser menos nociva, Snowdon substituiu os cigarros convencionais pelos eletrônicos.
Agora, após a experiência traumática com o colapso pulmonar, Jordan Snowdon pretende alertar outros sobre os riscos associados ao uso de vape e incentivar hábitos mais saudáveis. A jornada de Snowdon é um lembrete importante de como nossas escolhas podem impactar diretamente nossa saúde e bem-estar ;.
Experiência de um fumante de cigarro eletrônico
Ele compartilha que utilizava o vape de forma ocasional, no entanto, a partir de 2022, o hábito se acentuou devido ao tédio. No auge da dependência, o pescador estava constantemente com um cigarro eletrônico em mãos e não tinha a mínima intenção de parar.
Em março, enquanto estava na residência de sua mãe, Snowdon despertou com uma ‘dor afiada’ no peito e com dificuldades para respirar. ‘Me senti fatigado, então me deitei na cama e adormeci. Acordei com uma dor intensa. Parecia como se alguém estivesse apertando meu coração, então chamei por minha mãe. Eu não conseguia articular palavras ou respirar corretamente, desabei no chão e pensei estar tendo um infarto’, relata em uma entrevista ao jornal The Sun. ‘Estava apavorado e pensei que iria falecer naquele momento’, relata.
Os exames médicos revelaram que ele sofreu um colapso do pulmão direito (pneumotórax), que acontece quando há uma lacuna no pulmão por onde o oxigênio escapa, fazendo com que o ar fique aprisionado entre o órgão e a parede torácica. Os médicos identificaram que o vape foi o responsável pela lesão e informaram ao jovem que a recuperação completa poderá levar meses e até mesmo anos.
Normalmente, o colapso pulmonar é ocasionado por disparos de arma de fogo, fraturas de costelas e atividades em altitudes extremamente elevadas. Entretanto, o uso de cigarros eletrônicos também está fortemente associado a esse tipo de lesão.
Popularidade dos cigarros eletrônicos
Cada vez mais difundido no Brasil, o vape, cigarro eletrônico ou e-cigarette tem se transformado em um verdadeiro fenômeno entre os jovens. O produto frequentemente se assemelha a um cigarro convencional, porém também pode ser encontrado em formatos de pen drive ou caneta.
Normalmente, o dispositivo é composto por bateria, atomizador, microprocessador, lâmpada LED e cartucho de nicotina líquida. Esses componentes são encarregados de aquecer o líquido que gera o vapor inalado pelos usuários.
Apesar de serem amplamente utilizados globalmente e originalmente apresentados no mercado como uma opção mais segura em relação aos cigarros tradicionais, os vapes são prejudiciais à saúde, como afirmam os médicos.
Os cigarros eletrônicos são considerados pelos profissionais de saúde como ‘uma ameaça à saúde pública’ e representam ainda mais riscos do que os cigarros convencionais.
Fonte: @ Metropoles
Comentários sobre este artigo