No mercado de ações, investir na bolsa pode ser estratégico. Ações do setor bancário são opções no mercado financeiro privado.
Em um cenário volátil como o mercado financeiro atual, fazer investimentos pode ser um desafio e tanto. A busca por segurança e rentabilidade nas opções de ativos disponíveis exige cuidado e análise criteriosa.
Por mais que existam riscos associados aos investimentos em ações, diversificar a carteira é uma estratégia frequentemente recomendada por especialistas do mercado financeiro. Assim, é possível mitigar os impactos de possíveis oscilações e maximizar os retornos ao longo do tempo.
Como escolher os melhores investimentos no mercado de ações
Por trás do desempenho decepcionante, surgem dúvidas sobre o rumo dos juros americanos e incertezas envolvendo algumas das companhias mais influentes no índice, como Petrobras e Vale. Após um primeiro trimestre desafiador, muitos se questionam sobre onde investir na bolsa. Alguns investidores mais conservadores podem hesitar, avaliando seu apetite por riscos. No entanto, opções defensivas ainda podem ser encontradas dentro do Ibovespa.
Considerando as incertezas do mercado financeiro, os especialistas destacam a importância de comprar ativos quando estão desvalorizados e vendê-los quando estão em alta. Atualmente, há consenso entre os analistas em apostar em setores resilientes, como energia, saneamento e o bancário.
Dentre as oportunidades de investimentos, as ações do setor bancário despontam, com destaque para o Itaú (ITUB4) e as units do BTG Pactual (BPAC11), que apresentam resultados sólidos e perspectiva de crescimento em um cenário favorável de expansão de crédito.
Para Viccenzo Paternostro, gestor da Gap Asset, o Itaú e o BTG se destacaram no último ciclo, em contrapartida a Bradesco e Santander. O estrategista de ações da Genial Investimentos, Filipe Villegas, ressalta a importância de incluir o Itaú na carteira devido à sua posição de destaque no mercado privado.
De acordo com Villegas, investir em bancos menores, como o BTG Pactual, pode representar grandes oportunidades, especialmente a partir do segundo semestre, com a melhora no mercado financeiro.
Outros setores atrativos incluem elétricas e saneamento, famosos por sua estabilidade e pagamento regular de dividendos. Empresas como Engie (EGIE3), Cemig (CMIG4), Equatorial (EQTL3) e Energisa (ENGI3) são citadas como opções interessantes devido aos seus modelos de negócio sólidos e potencial de crescimento expressivo.
Portanto, ao considerar seus investimentos no mercado de ações, avalie as oportunidades em setores resilientes e empresas com bom desempenho operacional, sempre ponderando seus objetivos financeiros e tolerância ao risco.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo