Clássico acontece domingo, às 16h, com transmissão ao vivo no Disney+. Campanha de ódio e crime de racismo podem levar a pena de prisão, conforme código penal.
A Liga Espanhola tomou uma medida firme contra o racismo no futebol, anunciando que denunciará e pedirá a prisão imediata de qualquer pessoa que instigar campanhas de ódio contra jogadores, como Vinícius Jr., no clássico entre Atlético de Madrid e Real Madrid.
Essa medida é um passo importante no combate ao racismo e à discriminação no futebol, que têm sido problemas persistentes em estádios e arenas esportivas. A intolerância e o preconceito não têm lugar no esporte, e é fundamental que as autoridades tomem medidas firmes para proteger os jogadores e garantir um ambiente seguro e respeitoso para todos. A luta contra o racismo é um compromisso contínuo e exige a colaboração de todos os envolvidos no esporte. Somente juntos podemos criar um ambiente mais justo e inclusivo.
Racismo no Futebol: Um Problema Persistente
O duelo entre Atlético de Madrid e Real Madrid, marcado para este domingo (29), às 16h, será transmitido ao vivo no Disney+. No entanto, a atenção está voltada para o racismo que Vinícius Jr. tem sofrido constantemente por parte de torcedores do Atléti. Durante a temporada 2022/23, um episódio grave ocorreu, com um boneco pendurado pelo pescoço em uma ponte vestindo uma camisa do brasileiro do Real Madrid, próximo ao CT do clube merengue. Esse tipo de discriminação e preconceito é inaceitável e precisa ser combatido.
Condenação e Pena para o Racismo
Na última sexta-feira (27), em entrevista à ESPN, Javier Tebas, presidente de LALIGA, defendeu a pena de prisão para pessoas que cometam crime de racismo durante partidas de futebol na Espanha. Além disso, o mandatário destacou o papel fundamental de Vinícius Jr. na mudança de comportamento dos torcedores nos estádios em casos de racismo. ‘É uma das coisas que tornou o caso Vinícius diferente’, disse Tebas. ‘Antes, as pessoas não apontavam, agora apontam o dedo e dizem que não querem essas pessoas no futebol’. Essa intolerância precisa ser combatida com medidas firmes.
Posição do Real Madrid e da LALIGA
O assunto também foi tema da coletiva de imprensa do técnico Carlo Ancelotti, que desconversou e disse que cabe aos órgãos competentes estarem atentos a situações desta natureza. A LALIGA, por sua vez, informou que denunciará formalmente e solicitará a detenção imediata dos instigadores de uma campanha de ódio que busca promover atos racistas e vexatórios no próximo jogo. A referida campanha constitui um crime de incitação ao ódio, claramente tipificado no Código Penal. A LALIGA condena energicamente essas ações que fomentam, promovem e incitam, direta ou indiretamente, o ódio contra uma pessoa determinada, neste caso o jogador Vinicius Jr, por conta de sua raça.
Compromisso com os Valores do Esporte
A LALIGA não tolerará em nenhuma circunstância esse tipo de comportamento. Esses atos não só prejudicam a imagem do esporte e do país, como também representam uma ameaça direta à integridade e ao bem-estar de todos os torcedores. Além disso, desde a LALIGA, queremos destacar o comportamento cívico e exemplar da grande maioria dos torcedores, que demonstraram um firme compromisso com os valores do esporte. Muitos deles colaboraram ativamente na identificação dos autores de crimes de ódio no passado, como foi o caso dos lamentáveis incidentes relacionados a gritos racistas. Graças à sua cooperação, a LALIGA pode trabalhar para criar um ambiente mais seguro e respeitoso para todos os torcedores.
Fonte: @ ESPN
Comentários sobre este artigo