Ator diagnosticado com estafa mental após vida estressante e hábitos esgotantes, segundo fontes de informação.
Lázaro Ramos, 45 anos, compartilhou sua experiência com a síndrome de burnout que o afetou no início do ano, quando foi levado ao hospital às pressas pela mulher Taís Araújo em Salvador (BA). O ator foi diagnosticado com estafa, uma condição de esgotamento mental que pode ser causada por um período prolongado de trabalho intenso e estresse.
Segundo Lázaro Ramos, a síndrome de burnout pode ser um sinal de alerta para que as pessoas repensem suas prioridades e busquem um equilíbrio saudável entre a vida pessoal e profissional. Além disso, o ator enfatizou a importância de se sensibilizar com as próprias necessidades e limites, evitando o esgotamento físico e emocional. “É preciso aprender a dizer não e priorizar a própria saúde”, destacou ele.
O Caminho para o Burnout
Lázaro Ramos revelou à coluna GENTE que o excesso de opções e dúvidas o levou ao burnout. ‘Tinha tantas coisas na cabeça que não conseguia processar meus sentimentos’, disse. Para se recuperar, ele precisou mudar hábitos que o esgotavam mentalmente. ‘Parei de trabalhar às nove da noite, desliguei o computador e não respondi mais o celular de madrugada. Além disso, comecei a me cuidar melhor, com uma alimentação mais saudável e a consciência de que alguns processos do dia a dia podem nos adoecer’, explicou.
Ele também destacou que a vida estressante e o desejo de resolver tudo ao mesmo tempo podem levar ao esgotamento. ‘Às vezes, não temos consciência disso e vamos nos entupindo de coisas para fazer, até quebrar’, pontuou.
A Síndrome de Burnout
A Síndrome de Burnout, também conhecida como Síndrome do Esgotamento Profissional, é um distúrbio emocional que causa sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico. Isso ocorre devido a situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade. O burnout pode ser causado por hábitos esgotantes e uma vida estressante, levando a um estado de estafa e esgotamento mental.
Lázaro Ramos é um exemplo de como o burnout pode afetar qualquer pessoa, independentemente da profissão ou posição social. Ele precisou mudar seus hábitos e se cuidar melhor para se recuperar do esgotamento. A consciência de que alguns processos do dia a dia podem nos adoecer é fundamental para evitar o burnout e manter a saúde mental e física.
Fontes de Informação
É importante buscar fontes de informação confiáveis para entender melhor o burnout e como preveni-lo. Além disso, é fundamental ter consciência de que o burnout é um distúrbio emocional que pode afetar qualquer pessoa, e que a prevenção é a melhor forma de evitar seus sintomas. Ao mudar hábitos esgotantes e se cuidar melhor, é possível evitar o burnout e manter a saúde mental e física.
Fonte: @ Veja Abril
Comentários sobre este artigo