Formação continuada para professores de inglês até 28 de setembro, fortalecendo laços entre Brasil e Reino Unido, valorizando docentes e educação básica.
O Ministério da Educação (MEC) participou ativamente da abertura da ELT Week Brazil 2024, realizada na segunda-feira, 23 de setembro. Essa é a terceira edição do evento, que tem como objetivo fortalecer os laços entre Brasil e Reino Unido, oferecendo oportunidades de Educação continuada para professores de língua inglesa, com a concessão de certificados que reconhecem a excelência no Ensino.
A Secretaria de Educação Básica (SEB) esteve presente no evento, reforçando a importância da Aprendizado contínuo para os professores de língua inglesa. A formação continuada é fundamental para garantir que os professores estejam atualizados e capacitados para oferecer uma Instrução de qualidade aos seus alunos. Com a participação no evento, o MEC reafirma seu compromisso com a melhoria da Educação no Brasil. A formação de professores é essencial para o sucesso dos alunos.
Fortalecendo a Educação: Oportunidades de Aprendizado e Desenvolvimento Profissional
O encontro on-line, que se estende até 28 de setembro, oferece uma oportunidade única para professores da língua inglesa e outros trabalhadores da Educação Básica aprimorarem suas habilidades e conhecimentos. A transmissão da primeira mesa está disponível no canal do MEC no YouTube, permitindo que todos tenham acesso ao conteúdo.
‘Esse curso visa qualificar e contribuir com o desenvolvimento profissional de professores da língua inglesa e de outros trabalhadores da Educação Básica’, enfatizou o diretor de Formação Docente e Valorização dos Profissionais da Educação, Lourival Martins. ‘Em um mundo cada vez mais complexo, que exige a multiplicidade de linguagens e saberes, a formação permanente e intencional é fundamental para assegurar a qualidade da Educação.’
A aprendizagem de uma nova língua ou idioma é, sobretudo, democratização de conhecimento em um mundo cada vez mais informacional e dinâmico. Nesse sentido, a Educação nunca para e está sempre em constante evolução. O diretor nacional do Conselho Britânico, Tom Birtwistle, informou que, em cada edição, os conteúdos são pensados com relação ao contexto educacional da época.
‘A Educação é um processo contínuo e estamos sempre pensando no que está acontecendo no cotidiano do Brasil. Muitos fatores evoluem e mudam com o tempo e, por isso, estamos sempre atrás de novas metodologias e ideias que possam ser utilizadas para trabalhar a formação dos professores’, completou.
Oportunidades de Aprendizado e Desenvolvimento Profissional
Além da formação de 30 horas para professores, serão ofertadas 4 horas de atividades voltadas a gestores escolares. As sessões serão ministradas em horários variados, para acomodarem as agendas dos professores, e ocorrerão em português ou inglês (as que forem em inglês contarão com tradução simultânea ou legendas).
A edição deste ano do ELT Week Brazil apresenta várias novidades, criadas para atender ainda melhor às necessidades dos professores de inglês, especialmente dos que trabalham na rede pública de Ensino. O conteúdo foi desenvolvido com base em uma extensa pesquisa realizada com professores de todo o Brasil, e a programação detalhada de todas as atividades está disponível no site do evento.
Entre os destaques, estão sessões sobre os tópicos ‘O seu Ensino é suficientemente ecológico? Atividades sobre o clima para a sua aula de inglês’ e ‘TechEmpower: transformando comunidades de professores por meio de networking e colaboração digital’, além de uma apresentação da pesquisa ‘Ser professor com deficiência: perspectivas, práticas e oportunidades’.
Os gestores escolares também poderão participar dos minicursos ‘Desenvolvendo salas de aula inclusivas’, baseado no sistema britânico de formação de liderança escolar, e ‘Teaching for success: compreendendo a motivação dos alunos’. Essas oportunidades de Aprendizado e Desenvolvimento Profissional são fundamentais para a Valorização dos Profissionais da Educação e para a melhoria da qualidade da Educação Básica.
Fonte: © MEC GOV.br
Comentários sobre este artigo