Autorização e credenciamento de novos cursos de medicina em Baturité (CE) seguem padrão decisório conforme Portaria nº 2/2013, considerando desigualdades regionais e capacidade da rede de saúde.
Hoje, dia 26 de março, o Ministério da Educação (MEC) anunciou, por meio da Portaria n. 103/2024 publicada no Diário Oficial da União (DOU), a autorização para a implementação de um novo curso de medicina. A novidade trará oportunidades para estudantes interessados em seguir carreira na área da saúde, especificamente no município de Baturité (CE) e região, no estado do Ceará.
Essa iniciativa representa um marco importante para a educação superior, pois a abertura de mais um curso de graduação em medicina contribui para a expansão do conhecimento na área da saúde. A criação dessa oportunidade educacional também fortalece a importância da faculdade de medicina como formadora de profissionais capacitados para atuar no sistema de saúde brasileiro. Certamente, essa novidade trará impactos positivos para a comunidade local e para o setor da saúde como um todo.
Curso de Medicina da Unilab em Baturité (CE) é autorizado pelo MEC
No dia 25 de março, a secretária Executiva do MEC, Izolda Cela, liderou a cerimônia de assinatura da portaria na sede do Ministério da Educação, em Brasília. Ela ressaltou a importância da oferta de um curso de medicina de graduação em medicina com responsabilidade e qualidade, seguindo os critérios estabelecidos na legislação do programa Mais Médicos. A prioridade é garantir a presença de médicos para atender às necessidades da sociedade e reduzir as desigualdades regionais.
O reitor da Unilab, Roque Nascimento Albuquerque, destacou a trajetória da Universidade e o empenho do Presidente Lula pelo desenvolvimento da instituição. O curso de medicina da Unilab no Ceará foi sendo construído ao longo dos anos, e a autorização concedida representa a concretização de um sonho. O reitor anunciou que o vestibular está previsto para o dia 25 de maio, com a entrega dos jalecos aos estudantes
Impacto do Curso de Medicina da Unilab em Baturité
O governador do estado do Ceará, Elmano de Freitas, presente na cerimônia de homologação do curso de medicina da Unilab em Baturité, ressaltou que parte das vagas será destinada aos estudantes da rede pública da região. Ele destacou a importância de associar a instalação de faculdades de medicina à presença de hospitais regionais, para fortalecer o sistema de saúde e melhorar o atendimento à população.
A implantação do curso de Medicina da Unilab em Baturité integrou a Política Nacional de Expansão das Escolas Médicas das Instituições Federais de Educação Superior, por meio de uma pactuação entre a Unilab, a Diretoria de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Educação Superior e a Sesu.
Processo de Autorização e Credenciamento do Curso de Medicina
A autorização do curso de medicina e o credenciamento do campus da Unilab representam um passo importante na formação de novos médicos na região. O processo de autorização seguiu as normativas e padrões decisórios estabelecidos pelo MEC, conforme a Portaria Normativa nº 2/2013.
O credenciamento da Unilab-CE foi precedido pela análise da capacidade da rede de saúde de Baturité e da região para atender ao número de vagas solicitadas para o curso de medicina. A avaliação incluiu a verificação dos equipamentos públicos, cenários de atenção e programas de saúde disponíveis na região, conforme estipulado na Portaria nº 2/2013.
Participantes da Cerimônia de Assinatura e Homologação
A cerimônia contou com a presença de diversos secretários do MEC, como Janaína Farias, de Gestão da Informação, Inovação e Avaliação de Políticas Educacionais, Marta Abramo, de Regulação e Supervisão da Educação Superior, e Alexandre Brasil, de Educação Superior. Também estiveram presentes autoridades locais, como o prefeito de Baturité (CE), Herberlh Mota, e a secretária de Educação, Lindomar Soares.
Fonte: @ Ministério da Saúde
Comentários sobre este artigo