Delegação do Benim visita o Brasil para reforçar parcerias na educação profissional e tecnológica. Discutem áreas de cooperação e cursos oferecidos.
O Ministério da Educação (MEC) realizou uma visita técnica aos representantes do governo do Benim, ocorrida no Campus Planaltina do Instituto Federal de Brasília (IFB). A reunião aconteceu na quarta-feira, 20 de março, e teve a presença de representantes do MEC, do Ministério da Economia, do Ministério das Relações Exteriores e da Embaixada do Benim.
O encontro promovido pelo Ministério da Educação foi uma oportunidade de troca de conhecimento entre as equipes do MEC e os representantes do governo do Benim. A ação reforça o compromisso do MEC em fortalecer as relações internacionais na área da educação, contribuindo para o desenvolvimento de parcerias e aprimoramento de políticas educacionais. O Ministério da Educação segue empenhado em promover a excelência na educação e atuar de forma colaborativa com outros órgãos governamentais e instituições internacionais.
O MEC visita o Campus Planaltina para discutir cooperação internacional
O objetivo da visita técnica realizada pelo Ministério da Educação (MEC) ao Campus Planaltina foi discutir maneiras de fortalecer parcerias que aperfeiçoem a educação profissional e tecnológica (EPT) no país africano, em uma reunião que contou com a presença da delegação do governo do Benim. Durante o encontro, a equipe do IFB apresentou diversas informações sobre o funcionamento do instituto, incluindo os cursos oferecidos nos níveis técnico e superior, os processos de seleção dos alunos e as políticas de apoio à permanência dos estudantes.
Diálogo sobre possíveis formatos de cooperação
Houve troca de experiências e discussão sobre possíveis formatos de cooperação que podem ser estabelecidos entre as duas nações no campo da EPT. A delegação do Benim se reuniu não só com representantes das Assessorias Internacionais do MEC e do IFB, mas também com representantes da direção do campus. Posteriormente, foi realizada uma visita de campo às áreas destinadas à pesquisa e ao ensino, onde foram exploradas áreas de produção de aves, bovinos, caprinos, pomares, campos de plantio e uma fábrica de ração.
IFB Planaltina: tradição e excelência em educação agrícola
O Campus de Planaltina do IFB tem mais de 60 anos de história e é reconhecido como uma referência em educação agrícola. A Escola Agrotécnica Federal de Brasília (EAF), localizada no campus, é uma das maiores escolas agrícolas do país, com uma área total de 2.300 hectares. Oferece uma variedade de cursos, como técnico em Agropecuária e técnico em Agroindústria, para o nível médio. Para os estudantes de graduação, a EAF disponibiliza opções como licenciatura em Biologia, Tecnologia em Agroecologia e bacharelado em Agronomia, além de cursos à distância e de qualificação profissional.
Cooperação educacional entre Brasil e Benim
O Brasil e o Benim possuem um histórico de cooperação educacional, sendo o país africano parte do Programa de Estudantes-Convênio e Graduação (PEC-G) e um dos principais países de origem de estudantes que vêm ao Brasil pelo programa. Nos últimos 15 anos, mais de 600 estudantes benineses escolheram o Brasil como destino para seus estudos, graças às políticas de apoio do Ministério da Educação. Um projeto de fortalecimento da EPT no Benim, realizado no início dos anos 2000 pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), incluiu a doação de equipamentos agroindustriais e a capacitação de professores para atuarem como multiplicadores de conhecimento.
Fonte: © MEC GOV.br
Comentários sobre este artigo