Investidores temem que o Federal Reserve entregue menos cortes de juros nos EUA, afetando o mercado acionário e a política econômica americana, segundo estrategista de ações, que analisa dados de atividade e níveis de sentimento.
No mercado financeiro brasileiro, os investidores estão atentos às movimentações do Federal Reserve (Fed) nos Estados Unidos, especialmente em relação aos juros. A expectativa é que o Fed possa reduzir os juros nos próximos meses, mas o receio é que esses cortes sejam menores do que o esperado.
Essa incerteza fez com que as ações em Nova York encerrassem o pregão em queda na última sexta-feira. Além disso, os investidores também estão preocupados com as taxas de juros mais altas, que podem afetar a economia americana. Se o Fed decidir manter as taxas altas, isso pode levar a cortes em gastos e investimentos, o que poderia ter um impacto negativo no mercado. A cautela é a palavra-chave para os investidores nesse momento de incerteza.
Reajustes no Mercado Acionário
Em meio a dados que indicam um processo desinflacionário mais lento e perspectivas de mudanças na política econômica americana que podem trazer novamente a inflação, os agentes do mercado acionário ajustaram suas posições. No fim do dia, o S&P 500 recuou 1,32%, enquanto o Dow Jones fechou em queda de 0,70% e o Nasdaq caiu 2,24%. As declarações do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, e da presidente do Fed de Boston, Susan Collins, sobre a possibilidade de redução nos juros em dezembro, influenciaram o mercado.
A probabilidade de um corte de 0,25 ponto percentual na reunião de dezembro caiu de 72,2% para 58,4%, enquanto a chance de manutenção subiu de 27,8% para 41,6%. Segundo o estrategista de ações para Estados Unidos do Citigroup, Scott Chronert, ‘a ação do mercado reflete como os participantes se sentem: exaustos’. Ele também destacou que os dados de inflação e vendas no varejo, juntamente com o discurso de membros do Fed, colocaram em dúvida a trajetória dos juros.
Impacto dos Juros no Mercado
As taxas de 2 e 10 anos aumentaram e a volatilidade das taxas realizadas está subindo. Isso prejudica a estimativa justa de P/L (preço/lucro). Além disso, os níveis de sentimento eufóricos e expectativas implícitas de crescimento em níveis máximos pós-2008 criam pressão sobre os fundamentos para que eles sejam cumpridos. Isso pode explicar a recente realização de lucros após o rápido rali pós-eleitoral.
A política econômica americana e as mudanças nos juros continuam a influenciar o mercado acionário. A incerteza política e a trajetória dos juros são fatores que os investidores devem considerar em suas decisões. As taxas de juros e as cortes nos juros são fundamentais para entender o comportamento do mercado.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo