Centro de Distribuição usa tecnologia e robôs para mover 2.500 prateleiras, processando 20 mil itens por dia, com eficiência de espaço e operação atual.
O Mercado Livre implementou recentemente a utilização de robôs em sua operação no Centro de Distribuição localizado em Cajamar, no estado de São Paulo. Neste local, são manipulados cerca de 500 mil pacotes diariamente. Através da tecnologia Shelves to Person, mais de 100 robôs móveis autônomos (AMR – Automated Mobile Robots) foram introduzidos para agilizar a distribuição e movimentação de 2.500 prateleiras, com capacidade para processar até 20 mil itens por dia no Mercado Livre.
No cenário atual do Mercado e Consumo, a automação de processos logísticos como essa se torna cada vez mais essencial para atender a demanda crescente. A integração de tecnologias como os robôs móveis autônomos no Centro de Distribuição do Mercado Livre em Cajamar representa um avanço significativo na otimização de operações e na eficiência do serviço prestado. A inovação tecnológica está diretamente ligada à melhoria da experiência do consumidor e à competitividade no mercado.
Mercado Livre: Eficiência e Economia de Espaço
Além da eficiência, há uma economia de espaço significativa no Centro de Distribuição em Cajamar, permitindo armazenar de 10 a 15% mais itens por metro quadrado. A tecnologia, integrada ao trabalho dos colaboradores, tem o objetivo de reduzir em até 20% o tempo de processamento de pedidos na operação.
Mercado & Consumo: Tecnologia Robótica e Eficiência Operacional
O investimento em tecnologia robótica no Mercado Livre não é apenas uma inovação nas operações, mas também um compromisso com a eficiência e agilidade no envio, como destaca Fernando Yunes, VP sênior da empresa no Brasil. A integração dos robôs promete acelerar processos, melhorar o armazenamento e atender a demandas sazonais, como Black Friday.
Mercado Livre: Expansão e Automação com Robôs
A integração de mais 234 robôs à operação em Cajamar até o final do ano visa alcançar até 80 mil pedidos por dia. A expansão do projeto para outros países onde o Mercado Livre atua será avaliada após a calibragem e confirmação dos resultados da operação atual. Os robôs, com formato de discos de 1 metro de diâmetro e capacidade de transportar até 600 quilos, prometem otimizar a logística.
Mercado & Consumo: Tecnologia e Colaboração
Os robôs no Mercado Livre colaboram com a equipe, realizando tarefas pesadas como movimentar prateleiras, permitindo que os colaboradores foquem em atividades de maior valor. Com dispositivos de identificação de produtos e deslocamento autônomo, a operação é protegida por tecnologias avançadas, como cortinas de luz e sensores de proximidade.
Mercado Livre: Investimento e Expansão no Brasil
O investimento em tecnologia robótica faz parte do aporte total de R$ 23 bilhões que o Mercado Livre planeja investir no Brasil até 2024. Com a previsão de contratar 11 mil novos profissionais até o final deste ano, a empresa busca sustentar a expansão das operações, especialmente na área de logística.
Fonte: @ Mercado e Consumo
Comentários sobre este artigo