Estado receberá 195 novos profissionais de Saúde pelo Programa Mais Médicos. Caravana em Belém oferece atendimento a gestores e populações periféricas.
Na inauguração da 11ª edição da Caravana Federativa em Belém, no Pará, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, reiterou a importância da saúde pública na região. Em um comunicado recente, o Programa Mais Médicos abriu 195 novas oportunidades em 85 cidades paraenses. ‘Atualmente, contamos com mais de 700 profissionais de saúde no Pará’, destacou o ministro.
Além disso, o governo federal está comprometido com o investimento em saúde na região, garantindo que o cuidado com a saúde da população seja prioridade. A iniciativa visa melhorar o acesso aos serviços de saúde e promover o bem-estar da comunidade paraense.
Saúde: um investimento contínuo e essencial
O Mais Médicos é um exemplo claro de como o governo tem investido em saúde pública em todo o Brasil, priorizando o cuidado com a saúde da população. O novo edital do programa, anunciado recentemente, demonstra o compromisso em ampliar o acesso aos serviços de saúde, incluindo agora uma cota de vagas para pessoas com deficiência e grupos étnico-raciais, como negros, quilombolas e indígenas.
Grupos representativos marcaram presença na Caravana Federativa, um evento que reúne diversas pastas de governo para oferecer atendimento público a gestores, secretários, educadores, agentes sociais e outros profissionais. Quilombolas do estado foram acompanhados na caravana por Kelly Teixeira, coordenadora de patrimônio imóvel da Universidade Federal do Pará (UFPA), em busca de programas que contribuam para a melhoria da saúde dessas populações e de outros grupos em situação de vulnerabilidade.
Kelly destacou a importância de entender as necessidades das populações periféricas e buscar maneiras de contribuir com essas pessoas, ressaltando a importância do cuidado com a saúde de forma ampla. Marcos Cordeiro, assessor de equidade étnico-racial e vigilância em saúde do Ministério da Saúde, prestou atendimento a Kelly, orientando-a não apenas sobre os serviços oferecidos pelo SUS, mas também sobre ações de outros órgãos do governo federal.
A 11ª edição da Caravana Federativa está em andamento no Centro de Convenções Hangar, na capital paraense, proporcionando um espaço de diálogo e interação entre os participantes. Esta iniciativa itinerante visa aproximar órgãos federais de gestores municipais, oferecendo atendimento personalizado para esclarecer dúvidas, buscar apoio e identificar formas de aprimorar os serviços de saúde nos municípios.
Com a presença de ministérios e demais órgãos federais, a Caravana Federativa promove discussões sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), convênios, programas federais e outras ações voltadas para o bem-estar da população. O Ministério da Saúde tem sido um parceiro constante nessas edições, fortalecendo o compromisso com a saúde e o cuidado com as comunidades em todo o país.
Fonte: @ Ministério da Saúde
Comentários sobre este artigo