Opções semanais em curto prazo são negociadas por 20 mil pessoas físicas, formador de mercado-opções, estratégias em vencimentos às sextas-feiras.
Duas novas alternativas com vencimentos de Opções todas às sextas-feiras passarão a ser negociadas a partir do dia 1º de julho na B3. O ETF relacionado ao índice Small Cap (SMAL11) e as ações PetroRio (PRIO3) foram escolhidos devido à alta liquidez no mercado à vista. Opções são contratos que conferem aos seus titulares o direito de comprar ou vender um ativo por um valor pré-determinado (preço de exercício).
Para os investidores interessados em diversificar seus investimentos, a inclusão desses novos ativos pode representar uma oportunidade interessante. A negociação de títulos como o SMAL11 e PRIO3 oferece a possibilidade de explorar diferentes estratégias de investimento no mercado financeiro, ampliando as opções disponíveis para construir uma carteira diversificada.
Explorando as Diversas Opções de Investimentos
Com vencimentos semanais, os investidores têm à disposição uma ampla gama de opções para realizar estratégias de curto prazo no mercado. A possibilidade de aproveitar eventos específicos do mercado e negociar ativos com vencimentos semanais pode ser uma alternativa interessante para quem busca diversificar sua carteira de investimentos.
No mesmo dia, entra em vigor o novo programa de Formador de Mercado de opções semanais, que visa trazer mais liquidez e melhor formação de preço para os investidores. Com a adição de três novas empresas ao programa, o número total de formadores chega a oito, ampliando as possibilidades de negociação no mercado de opções.
Os ativos que têm Opções com vencimentos semanais oferecem aos investidores a oportunidade de explorar diferentes estratégias de investimento, adaptando-se aos movimentos do mercado. Essas opções permitem negociar com valores menores, o que pode ser vantajoso em cenários de curto prazo.
De acordo com informações da B3, os vencimentos semanais começaram a ser negociados a partir de 29 de janeiro, e atualmente são negociados por aproximadamente 20 mil pessoas físicas. Até 31 de maio, mais de 1,6 bilhão de contratos semanais foram negociados, movimentando um total de R$ 1,1 bilhão.
A média diária de negociação alcança cerca de 19 milhões de contratos, com um volume financeiro girando em torno de R$ 13 milhões. Os principais ativos negociados por meio de opções semanais nos primeiros quatro meses incluem as ações preferenciais da Petrobras (PETR4), com 35% dos contratos negociados, o ETF do Ibovespa B3 (BOVA11), com 28%, e as ações ordinárias da Vale (VALE3), com 12%.
Para saber mais sobre os balanços, indicadores financeiros e notícias relevantes sobre essas empresas, consulte o Valor Empresas 360, onde você encontrará informações detalhadas para auxiliar nas suas decisões de investimento.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo