Franquia de ficção científica em reconstrução após anos de fracassos no cinema, com robôs assassinos e uma máquina imparável.
O Exterminador, um clássico da ficção científica, está prestes a completar 40 anos em 2024. Lançado em 1984, o filme dirigido por James Cameron (Avatar) se tornou um marco na história do cinema de ação e ficção científica.
Com o seu personagem principal, um Terminator imparável, o filme conta a história de uma máquina que viaja no tempo para matar a futura líder da resistência humana. Os robôs assassinos, como o Exterminador, se tornaram um símbolo da ameaça tecnológica e da luta pela sobrevivência humana. A máquina não pode ser parada e o futuro está em jogo.
O Exterminador do Futuro: Um Clássico da Ficção Científica
O filme estrelado por Arnold Schwarzenegger se tornou uma das produções mais emblemáticas da ficção científica, influenciando inúmeras obras dentro e fora dos cinemas. Completando 40 anos em 2024, o Exterminador do Futuro é um verdadeiro marco da cultura pop. Nos anos seguintes ao lançamento do primeiro Exterminador do Futuro, vários filmes tentaram emular a fórmula da máquina imparável, mas poucos conseguiram se destacar.
A Influência do Exterminador do Futuro
Alguns filmes, como Robocop e Hardware – O Destruidor do Futuro, conseguiram criar uma base de fãs própria, mas a maioria dos títulos produzidos nunca conseguiu escapar do rótulo de cópia barata do trabalho de Cameron. Lady Terminator – A Caçadora de Almas, Shocking Dark e Soldado Universal, todos lançados entre 1988 e 1992, até tentaram recriar o filme estrelado por Schwarzenegger, sem sucesso. O Exterminador do Futuro é um verdadeiro ícone da ficção científica, e sua influência pode ser vista em muitas outras obras.
A Franquia em Reconstrução
Depois de quatro decepções seguidas nas bilheterias, iniciada com O Exterminador do Futuro 3 – A Rebelião das Máquinas, a franquia vem buscando formas de se manter relevante ante ao público. Há cinco anos sem um novo lançamento nos cinemas após a performance abaixo do esperado de O Exterminador do Futuro: Destino Sombrio nas bilheterias em 2019, a franquia voltou à ativa apenas em agosto de 2024, com o lançamento do elogiado anime O Exterminador do Futuro Zero. A animação não é a primeira empreitada bem-sucedida da franquia na televisão.
O Futuro da Franquia
Com o aniversário de quatro décadas, existe uma alta expectativa para que a franquia retome os holofotes em breve. Além do sucesso de O Exterminador do Futuro Zero, Cameron em agosto de 2024 que trabalha em seu próprio projeto ‘secreto’ relacionado à saga, deixando fãs ansiosos pelo novo capítulo da história dos robôs assassinos. O Exterminador do Futuro é um verdadeiro clássico da ficção científica, e sua influência continua a ser sentida até hoje.
A Saga do Exterminador do Futuro
No total, a saga criada por James Cameron tem seis longas. Além do original de 1984 e da sequência de 1991, a saga conta ainda com O Exterminador do Futuro 3: A Rebelião das Máquinas, de 2003, O Exterminador do Futuro: Salvação, de 2009, O Exterminador do Futuro: Gênesis, de 2015, e O Exterminador do Futuro: Destino Sombrio, de 2019. A ordem para assistir à franquia pode ser um pouco confusa, mas é importante começar pelo início para entender a história dos robôs assassinos.
Fonte: @ Terra
Comentários sobre este artigo