Obra sobre astro em cartaz no Brasil, com direitos da Warner, apresentada no Festival de Cinema, discutida nas redes sociais por nova geração sobre vida real.
O documentário Superman: A Lenda de Christopher Reeve, que está em cartaz no Brasil, tem um ‘truque’ logo em seu título. Peter Ettedgui, um dos diretores do documentário, explicou ao Omelete que o nome do projeto foi pensado para não conflitar com os direitos da Warner, antes de ser comprado pela empresa, no Festival de Cinema de Cannes. A estratégia foi um sucesso.
Com o título original Super/Man – A História de Christopher Reeve, o documentário homenageia o ator que interpretou o Super-Homem na tela grande. Peter Ettedgui, um dos diretores do documentário, explicou que o nome do projeto foi pensado para não conflitar com os direitos da Warner, antes de ser comprado pela empresa, no Festival de Cinema de Cannes. A escolha do título foi um desafio.
O Nascimento de um Título
A escolha do título do filme foi um processo cuidadoso, revelaram os diretores em entrevista. ‘Não podíamos usar o nome Superman no início, pois a Warner não estava envolvida no projeto e poderia alegar que estávamos violando os direitos do personagem’, explicou o cineasta. ‘Então, adicionamos a barra invertida. E quando a Warner viu o filme, elogiou o título, sem saber que a barra era uma kryptonita, um elemento que divide Chris em dois no seu acidente’, complementou Ian Bonhotê.
A decisão de incluir o Superman no título também foi motivada pelo apelo popular do herói e pela oportunidade de apresentar o filme de 1978 à nova geração. ‘Queríamos que o título incluísse o Superman, pois um público mais jovem pode não conhecer Christopher Reeve, mas certamente conhece o Super-Homem‘, disse Ettedgui. ‘No entanto, é importante lembrar que Christopher Reeve foi uma pessoa cuja vida e carreira foram influenciadas pelo Superman, pela ideia do super-herói, e que acabou se tornando um herói na vida real’.
A Importância do Título
O título do filme é uma homenagem ao Superman, mas também é uma forma de apresentar a história de Christopher Reeve à nova geração. ‘O Super/Man é um personagem icônico, e queríamos que o título refletisse isso’, disse Ettedgui. ‘Além disso, o filme é uma forma de mostrar como a vida de Christopher Reeve foi afetada pelo Superman, e como ele se tornou um herói na vida real’.
O filme estreou no Festival de Cinema e foi um sucesso de crítica e público. A escolha do título foi um fator importante para o sucesso do filme, pois permitiu que a nova geração descobrisse a história de Christopher Reeve e o Superman. Além disso, o filme também foi um sucesso nas redes sociais, com muitos fãs compartilhando suas reações e opiniões sobre o filme.
Fonte: © Revista Quem
Comentários sobre este artigo