Oposição no Congresso analisa pedido de impeachment contra ministro Alexandre Moraes em movimento de congressistas.
Via @cnnbrasil | A oposição ao governo no Congresso avalia a possibilidade de iniciar um processo de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A discussão sobre o impeachment ganha força diante das recentes decisões do ministro que têm gerado polêmica e descontentamento em diversos setores da sociedade.
Diante da pressão popular e da insatisfação de alguns parlamentares, a possibilidade de afastamento de Alexandre de Moraes também é considerada. O debate sobre o impeachment e o afastamento do ministro promete esquentar nos próximos dias, com diferentes posicionamentos sendo apresentados no cenário político nacional.
Novas movimentações no pedido de impeachment de ministro do STF
O movimento de congressistas em busca do afastamento do ministro do STF, Alexandre Moraes, ganha força com a articulação liderada pelo senador Eduardo Girão. A iniciativa, que se soma a outros pedidos de impeachment, tem como base as revelações da imprensa sobre a atuação do ministro. Girão destaca a importância do processo democrático e ressalta a necessidade de aguardar por novos fatos para embasar o pedido de forma mais robusta.
Pressão por impeachment cresce no Senado
Os senadores planejam uma coleta de assinaturas pública para o pedido de impeachment de Moraes, visando fortalecer a iniciativa. Eduardo Girão destaca mais de dez motivos que justificam o afastamento do ministro, incluindo supostas violações e abusos de poder. A coleta de assinaturas está prevista para encerrar em 7 de setembro, com a apresentação do pedido no dia 9 do mesmo mês.
Senadores da oposição apoiam pedido de impeachment
Apesar de não assinarem como autores, os senadores da oposição demonstram apoio ao pedido de impeachment contra Moraes. O líder do PL no Senado, Carlos Portinho, ressalta que cabe ao Senado analisar os processos contra ministros do STF, evitando conflitos de interesse. Os pedidos de impeachment de ministros do Supremo devem ser protocolados na Casa para análise.
Defesa de anulação de julgamentos envolvendo Moraes
O senador Flávio Bolsonaro defende a anulação de todos os julgamentos em que Moraes participou relacionados ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Paralelamente, senadores ligados ao ex-presidente planejam denunciar ao Conselho Nacional de Justiça os magistrados envolvidos com o ministro do STF. A pressão por impeachment segue intensa no cenário político nacional.
Fonte: © Direto News
Comentários sobre este artigo