Cruzeiro com 1,5 mil pessoas foi retido pela polícia espanhola no porto de Barcelona. Hóspedes com documentação inválida tiveram desembarque na Europa cancelado. Novas mudanças na programação foram feitas para regularizar a situação.
O transatlântico que precisou fazer uma parada não programada no porto de Barcelona, na Espanha, retomou sua rota em direção a Veneza, na Itália, seu destino final, nesta quinta-feira (4). De acordo com relatos de passageiros brasileiros a bordo do navio, a retomada da viagem foi motivo de alívio e alegria para todos os passageiros (confira abaixo).
Além dos passageiros, os tripulantes também comemoraram a partida do navio rumo a Veneza. A situação inesperada em Barcelona trouxe apreensão para os viajantes (ou turistas) a bordo, mas a equipe do navio conseguiu resolver o problema e agora todos podem aproveitar a viagem tranquilamente.
Documentação inválida da maioria dos passageiros
📱 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp De acordo com relatos de viajantes a bordo, incluindo Paula Galdino, residente em Sorocaba (SP), o navio partiu do ponto final por volta das 8h (horário de Brasília) desta quinta-feira.
Com 1.500 passageiros, a embarcação chegou ao porto de Barcelona na manhã de terça-feira (2) e permaneceu retida, por dois dias, pelas autoridades espanholas após a identificação de que um grupo com 69 bolivianos a bordo estava tentando desembarcar na Europa sem a documentação regular necessária.
A maioria dos passageiros ficou impedida de realizar o desembarque e somente foi autorizada na manhã de quarta-feira (3). A MSC Cruzeiros, empresa responsável pelo trajeto, confirmou a situação envolvendo os bolivianos ao g1.
‘Estamos trabalhando em conjunto com as autoridades locais para lidar com uma situação que envolve turistas da Bolívia, que estavam viajando com documentação inválida para a entrada na Europa.’
Conforme relatado por Caroline Moraes, também moradora de Sorocaba, na quarta-feira os passageiros foram comunicados sobre o cancelamento da viagem e a impossibilidade de o navio deixar o local sem a liberação das autoridades.
No entanto, na manhã seguinte, os passageiros foram informados sobre a retomada da viagem, com algumas mudanças. O comunicado distribuído aos viajantes indica que o destino agora é Veneza, com previsão de chegada em 8 de abril, de acordo com a programação original da viagem.
Os passageiros demonstraram alegria quando a embarcação voltou a navegar (vídeo disponível acima). A assessoria da MSC Cruzeiros no Brasil está tentando contato com a companhia europeia para obter confirmação sobre a situação e afirmou não ter sido informada sobre a continuação da viagem.
Passageiros bolivianos sem regularização
Segundo informações do jornal espanhol El Periodico, os 69 tripulantes bolivianos estavam sem visto válido para entrada no território europeu. O jornal noticiou que o grupo boliviano está autorizado a realizar os trâmites legais para retornar ao país de origem.
O Ministério das Relações Exteriores do Brasil em Barcelona, em contato com o g1, está acompanhando o caso e prestando a assistência consular necessária aos passageiros brasileiros. Confira mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM
Fonte: © G1 – Globo Mundo
Comentários sobre este artigo