Ministro lança o programa Pé-de-Meia no estado com investimento estimado de R$ 491mi. Parcela da poupança do ensino médio paga desde 26/03.
O Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, juntamente com o governador Cláudio Castro, apresentou o programa Pé-de-Meia no estado do Rio de Janeiro neste último sábado, 9 de abril, no Cine Odeon. A iniciativa oficializou a participação do estado na poupança da educação média, que pretende auxiliar aproximadamente 200 mil alunos cariocas, com um aporte financeiro previsto de R$ 510 milhões.
A formação é um pilar fundamental para o desenvolvimento de qualquer sociedade, por isso é essencial investir em educação de qualidade. O programa Pé-de-Meia tem o objetivo de garantir melhores condições de instrução para os estudantes, contribuindo assim para a construção de um futuro mais promissor para a juventude do Rio de Janeiro.
Novas projeções para a educação em 2022
A projeção considera o Censo Escolar 2022. O número definitivo será atualizado após apuração das matrículas de 2024 e atualização da base do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Na cerimônia, Camilo Santana afirmou que deseja ver todos os jovens do ensino médio concluindo a educação básica. Também reforçou que eles podem sonhar e ter a profissão que desejarem.
A importância da educação no Pé-de-Meia
‘Nós não queremos perder nenhum jovem da escola pública do ensino médio, não queremos deixar nenhum para trás. Por isso, surgiu o Pé-de-Meia. Vocês podem ser o que vocês quiserem, e o grande caminho é a educação. É a grande chance e a oportunidade de ter uma vida melhor para cada um de vocês e para a família de vocês’, ressaltou.
Investimento estimado em educação para um futuro melhor
Camilo Santana agradeceu ao governador pela acolhida e o parabenizou pelo trabalho que tem desenvolvido no estado do Rio de Janeiro. Segundo o Ministro, o maior desafio da vida de um político é a contribuição que ele deixa para ajudar a melhorar a vida das pessoas e do País.
O Brasil e a transformação pela educação
‘O Brasil é um país muito desigual, muito injusto, mas, se a gente for olhar a história do mundo, nenhum país cresceu, se desenvolveu com justiça social e oportunidade sem ter investido na educação. A educação é o grande caminho transformador da vida das pessoas; para mim, a área mais importante de uma nação é a educação da população de um país’, falou.
Parcerias importantes para a educação no Rio de Janeiro
O Ministro também agradeceu à secretária de Educação do Rio de Janeiro, Roberta Barreto, e ao governador Cláudio Castro pelas importantes parcerias feitas com o Ministério da Educação (MEC), como a adesão ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e ao Programa Escola em Tempo Integral.
A educação acima das questões partidárias
O que nós estamos fazendo aqui, agora, por uma sensibilidade do Presidente, em parceria com o governo do estado, é garantir que nenhum aluno fique fora da escola. As questões da educação precisam estar acima das questões partidárias.
A diversidade na educação e a formação de cidadãos
Representando o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, o secretário municipal de educação do Rio de Janeiro, Renan Ferreirinha, considerou o lançamento do Pé-de-Meia um ato histórico. Ex-estudante de escolas públicas e filho de uma professora da rede pública, Ferreirinha disse que sabe o quanto a poupança faz a diferença na vida de cada criança e jovem do estado.
O papel dos estudantes na transformação pela educação
O aluno Matheus da Silva Souza, do 3º ano do ensino médio do Colégio Estadual Padre Anchieta, representou os estudantes da rede pública do Rio de Janeiro. Ele destacou a dificuldade que passam para estarem e se manterem na escola, por precisarem trabalhar e ajudar os pais em casa. ‘Essa poupança está vindo em uma hora em que a gente está realmente precisando.
Fonte: © MEC GOV.br
Comentários sobre este artigo