Na capital, Mendes tem 52,25% contra Novo e seu 37,67%, diferença de 14,58% no 2º turno pré-eleitoral. Cesário espera um cenário estimulado entre votos válidos, entrevistados entre Mendes e Novo. Betweendos apoiam spontâneo, mudando o curso do turno.
📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter. O Instituto GP1 divulgou hoje uma nova pesquisa que revela o panorama das eleições de 2024. De acordo com os dados, Sílvio Mendes (UB) mantém uma ampla liderança em todas as projeções divulgadas. Fábio Novo (PT) segue em segundo lugar na corrida pela prefeitura de Teresina nas eleições de 2024.
No contexto das eleições municipais de Teresina, a pesquisa do Instituto GP1 destaca a favorabilidade de Sílvio Mendes (UB), que se mantém como o candidato à frente nas intenções de voto. Os eleitores têm demonstrado interesse nas propostas dos candidatos, com destaque para a abrangência das ações de Mendes. Em meio à competição das eleições municipais de Teresina, a candidatura de Fábio Novo (PT) também se destaca, buscando solidificar seu posicionamento no cenário político local.
As tendências das eleições de 2024 em Teresina
A pesquisa realizada entre os dias 24 e 26 de abril, com 1200 entrevistados, trouxe à tona interessantes insights sobre as eleições municipais de Teresina. Em um primeiro cenário espontâneo, sem a menção de nomes, 24,42% dos entrevistados deram seu voto a Sílvio Mendes; Fábio Novo conquistou 17,08% e Dr. Pessoa (PRD) obteve 1,18%. Surpreendentemente, 52,67% dos entrevistados ainda estão indecisos ou preferiram não opinar.
A ascensão de Sílvio Mendes e Fábio Novo
Já na pesquisa estimulada, com a apresentação dos nomes dos candidatos, Sílvio Mendes, ex-prefeito, lidera com folga ao alcançar 47,17% dos votos, seguido por Fábio Novo com 33%. João Vicente Claudino (PSDB) e Dr. Pessoa (PRD) obtiveram 3,17% e 2,33%, respectivamente. A diferença entre os pré-candidatos do UB e PT é de 14,17%.
Considerando somente os votos válidos da pesquisa estimulada, excluindo brancos, nulos e indecisos, Sílvio Mendes mantém sua vantagem significativa com 54,27% dos votos, enquanto Fábio Novo conquista 37,97%. João Vicente tem 3,64%, Dr. Pessoa 2,68% e Professor Tonny 1,44%.
A perspectiva de um segundo turno
Em um hipotético segundo turno, Sílvio Mendes desponta com mais de 52% das intenções de voto, em contraposição aos 37% de Fábio Novo. A pesquisa também abordou a possibilidade de segundo turno entre os dois canditatos com maior número de votos na estimulada. Neste cenário, 52,25% dos entrevistados optaram por Sílvio Mendes, contra 37,67% que preferiram Fábio Novo. A divergência entre eles é de 14,58%.
O Instituto revela que a margem de erro da pesquisa é de 2,83 pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%. Foram consultadas 1200 pessoas maiores de 16 anos em Teresina, proporcionando uma visão abrangente do cenário político da cidade. As eleições de 2024 prometem ser acirradas e decisivas para o futuro da capital piauiense.
Fonte: © A10 Mais
Comentários sobre este artigo