Lucro da Saudi Aramco cai 15% devido aos baixos preços do óleo, pressionando outros países exportadores de petróleo a limitar a produção e aumentar preços.
O mercado de petróleo apresentou uma tendência de alta na terça-feira (5), com os preços do petróleo fechando em ligeira alta pelo segundo dia consecutivo. Isso ocorreu devido às expectativas de que a Arábia Saudita possa encorajar a Organização de Países Exportadores de Petróleo e seus aliados (Opep+) a continuar a restringir a produção de petróleo.
A restrição na produção de petróleo pode ter um impacto significativo no mercado de combustíveis, afetando o preço do óleo e outros derivados de petróleo. Além disso, a redução na oferta de petróleo pode levar a uma maior demanda por combustíveis alternativos, o que pode influenciar a economia global. A estabilidade do mercado de petróleo é fundamental para a economia mundial.
Preços do Petróleo
O mercado de Petróleo apresentou uma tendência de alta no fechamento, com o Petróleo WTI, referência americana, subindo 0,73% para US$ 71,99 por barril em dezembro. Já o Petróleo Brent, referência mundial, avançou 0,60% para US$ 75,53 em janeiro. Essa alta é impulsionada pela especulação de que a Arábia Saudita pode pressionar outros Países Exportadores de Petróleo a limitar a produção, visando aumentar os preços do óleo bruto e melhorar as margens de refino.
A empresa estatal de Petróleo Saudi Aramco relatou um lucro líquido do terceiro trimestre 15% menor devido aos baixos preços do combustível e às margens de refino, o que aumenta a pressão sobre a Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP) para tomar medidas para estabilizar os preços do derivado de petróleo. Além disso, os temores de que uma vitória democrata nos EUA possa levar a uma intervenção no Oriente Médio e afetar a oferta do Irã também contribuem para a alta nos preços do Petróleo.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo