Equipes especializadas da PF realizam operação em Pontes da Amizade e Ponta Porã, estados fronteiriços com o território paraguaio.
As autoridades paraguaias extraditaram 25 detentos brasileiros que estavam reclusos no país e eram requeridos pela polícia e o Judiciário do Brasil por delitos como homicídio, estupro e tráfico de entorpecentes. Todos eles foram transferidos para a custódia da Polícia Federal nesta quinta-feira (4) nos estados do Paraná e Mato Grosso do Sul, regiões fronteiriças com o Paraguai.
Os criminosos brasileiros, agora condenados pela justiça paraguaia, serão encaminhados aos presídios federais no Brasil para cumprir suas penas. A operação de extradição contou com a colaboração de ambas as nações para garantir a justiça e a segurança no combate ao crime transfronteiriço.
Operação para transferência de Presos brasileiros no Território paraguaio
Em nota, a Polícia Federal comunicou que 16 detidos foram transferidos na Pontes da Amizade, localizada em Foz do Iguaçu (PR), enquanto outros nove foram conduzidos em Ponta Porã (MS). Condenados por crimes diversos, os Presos brasileiros estavam detidos no Paraguai aguardando a transferência para o Brasil.
Negociações internacionais para a transferência dos Criminosos
De acordo com a PF, as negociações para a Operação de transferência dos Presos brasileiros tiveram início aproximadamente um ano atrás. O pedido inicial foi feito às autoridades paraguaias, solicitando informações sobre a quantidade de brasileiros detidos no país vizinho.
Reforço do policiamento e equipes especializadas na ação de transferência
A transferência dos detidos exigiu o reforço do policiamento e a presença de equipes especializadas para garantir a segurança e o sucesso da Operação. O fluxo de veículos e pedestres na Ponte da Amizade foi interrompido por cerca de 25 minutos para a passagem das forças de segurança do Paraguai no lado brasileiro da fronteira.
Destino dos Presos brasileiros após a transferência
Os Presos brasileiros transferidos serão encaminhados para prisões em diferentes estados do Brasil, onde cumprirão suas respectivas penas. A operação de transferência foi necessária para viabilizar o cumprimento das penas dos detidos em solo brasileiro.
Pedido de cooperação internacional para identificar detidos no Paraguai
A Polícia Federal buscou a cooperação das autoridades paraguaias para identificar e transferir os Presos brasileiros detidos no território paraguaio. A ação demonstra a importância da colaboração entre os países no combate ao crime transnacional.
Fonte: © Notícias ao Minuto
Comentários sobre este artigo