O Burj Khalifa é o maior edifício do mundo, um marco arquitetônico e referencial, atraindo turistas para Dubai.
Com mais de 828 metros de altura e 163 andares, o prédio mais alto do mundo é o Burj Khalifa. Além de ser um ponto turístico de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, o empreendimento se destaca como um marco arquitetônico e um símbolo de poder. Inaugurado em 2010, o prédio inspira engenheiros, atrai turistas e serve de referência para outras construções.
O edifício é um exemplo de grandiosidade e inovação na arquitetura moderna. Com sua imponência e design impressionante, o Burj Khalifa se destaca entre os demais prédios ao redor do mundo. Sua construção representa um avanço tecnológico e criativo, influenciando projetos futuros e despertando admiração em todos que o visitam.
Os prédios mais altos do Brasil
Quais são os 10 maiores prédios do mundo? Quem já visitou Balneário Camboriú certamente ficou impressionado com a estatura dos edifícios da cidade. A região é famosa em todo o país pela quantidade de arranha-céus. Sete dos 10 maiores empreendimentos construídos no Brasil estão lá, de acordo com o site The Skyscraper Center.
Os maiores prédios do país são duas torres vizinhas localizadas na Orla do litoral catarinense. O Yachthouse by Pininfarina Tower 2 e o Yachthouse by Pininfarina Tower 1 alcançaram essa posição em meados de 2024 após a construção de pináculos decorativos no topo dos edifícios. Quando passaram de 281 para 294 metros de altura, os dois prédios superaram a One Tower, que anteriormente ocupava o primeiro lugar na lista, também em Balneário Camboriú, com 290 metros de altura.
Além da grandiosidade, o prédio ganhou destaque quando foi revelado que uma das quatro coberturas duplex, com cerca de 1 mil m² de área privativa e avaliadas entre R$ 60 e R$ 80 milhões, foi adquirida pelo jogador Neymar Jr.
Os prédios mais altos do Brasil em destaque
Mesmo com essa altura impressionante, o maior edifício do Brasil não está nem entre os 100 maiores do mundo. O Mercury City Tower, um prédio misto construído em Moscou em 2013, possui 339 metros de altura e ocupa a 100ª posição na lista. Para se ter uma ideia da imensidão, ele tem menos da metade do tamanho do Burj Khalifa.
A construção do Burj Khalifa (‘Torre Khalifa’, em tradução livre) teve início em 2004 e o projeto total custou cerca de 1,5 bilhão de dólares. A iniciativa surgiu de uma decisão do governo local de diversificar a economia, anteriormente baseada apenas no petróleo, e fortalecer a imagem do país internacionalmente. O nome do prédio é uma homenagem ao líder de Abu Dhabi e ex-presidente dos Emirados Árabes Unidos, Sheikh Khalifa ibn Zayed Al Nahyan.
Com um design inspirado em uma flor do deserto chamada ‘Spider Lily’, o Burj Khalifa abriga escritórios, residências de luxo, restaurantes e instalações de saúde. Os 57 elevadores, quatro piscinas e dois decks de observação contribuem para a alcunha frequentemente atribuída ao prédio de ‘cidade vertical’. O mirante localizado a 555 metros de altura, no 148º andar, oferece uma vista panorâmica da cidade em miniatura.
Fonte: © Estadão Imóveis
Comentários sobre este artigo