Fundação Dorina de Esporte criada para Paralimpíadas em 2024, Paris. Equipes infantil e adulta com uniformes. Enfoque na reabilitação e autonomia de pessoas cegas e com baixa visão.
O esporte inclusivo é uma ferramenta importante na promoção da igualdade e da integração de pessoas com deficiência na sociedade. A Fundação Dorina Nowill para Cegos, reconhecendo a importância do esporte adaptado, está dando mais um passo em direção à inclusão esportiva com o lançamento da Fundação Dorina Esporte, que proporcionará oportunidades para que pessoas cegas e com baixa visão possam participar de atividades esportivas de forma plena.
O apoio ao esporte adaptado é essencial para garantir que todos tenham acesso às mesmas oportunidades de desenvolvimento físico e social. A prática esportiva não só contribui para a saúde e bem-estar, como também promove a autoconfiança e a superação de desafios. A inclusão esportiva é um caminho para a valorização das habilidades de cada indivíduo, independentemente de suas limitações, mostrando que todos têm potencial para alcançar grandes feitos no mundo esportivo.
Fortalecimento do Esporte Inclusivo através de Parcerias Estratégicas
Em consonância com o Planejamento Estratégico da instituição e em ano de Paralimpíadas, a Fundação Dorina Nowill para Cegos já tem as suas primeiras parcerias ligadas ao esporte: a Naurú, voltada ao atletismo, e o Centro de Apoio ao Deficiente Visual (CADEVI), dedicado ao goalball. Estamos emocionados em dar este passo significativo em direção à inclusão no esporte.
Esse lançamento representa não apenas um marco para a Fundação Dorina, mas também um compromisso renovado com a igualdade de oportunidades para pessoas cegas e com baixa visão. Queremos trabalhar em colaboração com as equipes Naurú e CADEVI para, juntos, promovermos uma cultura de diversidade e autonomia por meio do esporte, reabilitação de pessoas cegas e com baixa visão.
Comentando sobre a parceria, Francisco H. Della Manna, Presidente do Conselho de Curadores da Fundação Dorina Nowill para Cegos, ressaltou a importância do apoio ao esporte adaptado e incentivo à inclusão esportiva. A Fundação apoiará na continuidade do time de goalball masculino do CADEVI e na iniciação do atletismo da Naurú, que contará com equipe infantil e adulta. O treinamento, ao longo do ano, será realizado no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.
União pelo Esporte Inclusivo e Transformador
O evento de anúncio das parcerias foi marcado por uma atmosfera de celebração e comprometimento. Realizado no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, contou com a presença de importantes figuras do esporte adaptado, como Verônica Hipólito, medalhista paralímpica de atletismo e fundadora da equipe Naurú.
‘Falar sobre esporte é falar sobre transformar vidas, e a união da Naurú e Dorina para esse projeto é essencial. Teremos iniciação ao atletismo para crianças, jovens e adultos, ou seja, vamos mostrar, juntas, que o esporte é, e sempre foi, para todas as pessoas e corpos’, ressaltou Verônica.
Além do anúncio do apoio ao esporte adaptado e inclusão esportiva, também foram apresentados os novos uniformes das equipes, refletindo o compromisso com a identidade e a representação das equipes. ‘Estamos certos de que, juntos, alcançaremos grandes resultados e faremos a diferença na vida de muitas pessoas. Que esta parceria seja benéfica, proveitosa e repleta de realizações para todos os envolvidos’, destacou Sandro Rodrigues, diretor presidente do CADEVI, reforçando a importância da parceria na promoção do esporte inclusivo.
Fonte: @ Gazeta Esportiva
Comentários sobre este artigo