Empresa nacional: desempenho em soluções de problemas atingiu 85,76% (um 6% acima do ano passado). Reclamações sobre temas: transporte aéreo, ANAC, atendimento ao consumidor. Boletim de Monitoramento: níveis de satisfação: maiores empresas estrangeiras superaram nos índices reclamados.
No início de 2024, 28,5 milhões de passageiros embarcaram nos voos das empresas aéreas do Brasil. Durante suas jornadas, a Gol se destacou como uma das empresas aéreas nacionais com menor índice de reclamações por cada 100 mil passageiros. Enquanto isso, entre as grandes empresas aéreas estrangeiras, a Delta Airlines chamou atenção pela sua excelência em serviços.
Além disso, os compasses aéreas têm desempenhado um papel crucial na conectividade global, facilitando viagens entre continentes. As linhas aéreas regionais, como a Azul, também contribuem significativamente para a mobilidade dentro do país, oferecendo opções diversificadas aos passageiros. Em um mundo cada vez mais conectado, a importância das empresas aéreas na experiência de viagem é inegável.
Empresas Aéreas: Boletim de Monitoramento e Desempenho na Solução de Problemas
Prepare-se para um possível impacto no seu bolso, pois as tarifas das empresas aéreas estão prestes a aumentar. De acordo com o Boletim de Monitoramento divulgado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), os consumidores têm apontado suas compasses aéreas mais frequentes. Os temas mais reclamados incluem ‘alteração de voo pela empresa aérea’, ‘alteração de voo pelo passageiro’ e ‘reembolso’.
No último trimestre, as empresas aéreas nacionais foram alvo de 20.874 reclamações, representando 73,28 reclamações a cada 100 mil passageiros. Esse número mostra uma redução de 3,7% em comparação com o mesmo período do ano anterior. A Latam liderou com um índice médio de 62,19 reclamações, seguida por Azul com 73,57 e Gol com 78,22.
Quanto às empresas estrangeiras, a United Airlines se destacou com o menor índice de reclamações, registrando 40,96. O Boletim de Monitoramento também revelou dados sobre o desempenho na solução de problemas, com um índice de 85,76%, um aumento de 6% em relação ao ano anterior.
A satisfação dos passageiros com o atendimento das empresas aéreas também melhorou, alcançando a nota média de 3,62 em uma escala de 1 a 5, o que representa um aumento de 2,5%. As empresas nacionais se destacaram pelos melhores índices de solução e satisfação, enquanto a TAP se destacou entre as empresas estrangeiras.
Em casos de problemas durante o transporte aéreo, a ANAC orienta os passageiros a primeiro procurarem os canais de atendimento ao consumidor da empresa aérea. Se a questão não for resolvida, é possível registrar uma reclamação no portal Consumidor.gov.br, sendo que as reclamações são monitoradas pela ANAC.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo