Comer dormindo é um comportamento noturno inconsciente que pode causar ganho de peso e má nutrição, sendo disfuncional para emagrecer e tratar apneia e diabetes.
Jill estava na escola quando começou a ter distúrbio do sono. Apesar de levar a comida para sua cama noite após noite para devorá-la, ela não tinha ideia do que tinha feito até a manhã seguinte. ‘Eu acordava com esses recipientes ou embalagens de uma caixa inteira de biscoitos ou bolachas na minha cama ou ao lado dela,’ disse Jill, hoje com 62 anos.
Esse transtorno do sono afetou significativamente a qualidade de vida de Jill, levando-a a buscar ajuda médica especializada. Com o diagnóstico de parassónia, ela finalmente encontrou maneiras de lidar com os episódios noturnos incontroláveis. Agora, Jill consegue dormir melhor e ter noites mais tranquilas, sem os efeitos perturbadores do distúrbio de sono.
Compreensão do Distúrbio do Sono: Comportamentos Noturnos Inconscientes
Devido ao estigma e à incompreensão sobre comer durante o sono, a CNN concordou em não divulgar seu sobrenome. Muitas pessoas pensam que essa condição é apenas ‘levantar e comer um lanche e depois voltar para a cama’. Bem, não é isso. Isso é algo completamente diferente,’ disse Jill sobre seus comportamentos noturnos inconscientes.
Entenda como remédio para emagrecer pode ajudar a tratar o transtorno do sono. Recurso de apneia do sono de relógio da Samsung é aprovado nos EUA. Remédio para diabetes e obesidade pode elevar risco de cegueira rara, diz estudo. ‘Eu não levanto uma vez só para dar uma mordida aqui e ali,’ disse.’Eu posso comer um pacote inteiro de biscoitos, depois levantar de novo e tomar quatro tigelas de cereal, depois levantar de novo e comer uma caixa inteira de bolachas. E sempre é esse tipo de comida, nunca algo como ‘vou comer uma maçã’.’
Noites de má nutrição e sono disfuncional cobram seu preço após um tempo, segundo Jill. ‘Eu nem consigo te dizer o quão doente você se sente,’ continuou. ‘Você se levantou inúmeras vezes durante a noite, então não está descansada, e consumiu enormes quantidades de comida que não é nutritiva. Então você acorda e boom, tem que funcionar pelo resto do dia. E foi o que fiz por anos e anos.’
Jill vive com o transtorno alimentar relacionado ao sono, também conhecido como comer durante o sono – uma condição de despertar em que parte do cérebro acorda enquanto o resto dorme. Comer durante o sono é uma ‘parassonia’, um comportamento anormal ou incomum durante o sono, semelhante ao sonambulismo, falar durante o sono, terrores noturnos e sexonambulismo.
‘De todas as parassonias, o transtorno alimentar relacionado ao sono tem o pior impacto na vida das pessoas,’ explicou o Dr. Carlos Schenck, professor e psiquiatra sênior no Centro Médico do Condado de Hennepin da Universidade de Minnesota. ‘Essas pessoas têm episódios de comer sem controle quase todas as noites. Elas ganham peso. Se sentem miseráveis de manhã. Isso afeta toda a vida delas e é simplesmente horrível,’ disse Schenck, que é especializado no tratatamento de parassonias.
Embora possa parecer que as pessoas estão agindo em seus sonhos, conforme o médico explica, as parassonias ocorrem mais frequentemente durante o estágio mais profundo e lento do sono, chamado sono delta. ‘Algo dispara um alarme no sistema nervoso central e seu corpo é ativado enquanto sua cognição está profundamente adormecida,’ explicou.
Distúrbio do sono: alimentação sem nenhum controle ou restrição. No estado misto de sono e vigília que é a alimentação durante o sono, o cérebro antigo assume o controle, procurando alimentos que possam satisfazer a necessidade do corpo por gratificação. Alimentos ultraprocessados como doces, bolachas, biscoitos, bolos, rosquinhas e salgadinhos são escolhas preferidas para comer durante o sono, de acordo com Schenck. ‘Você não tem controle, não tem restrição,’ falou o médico. ‘As pessoas podem consumir alimentos aos quais são alérgicas e depois ter uma reação.
Fonte: © CNN Brasil
Comentários sobre este artigo