Veja quantos dias a primeira medalha de ouro brasileira foi conquistada em cada edição anterior dos Jogos Olímpicos.
De um dia a surpreendentes 105 dias, do atletismo ao vôlei de praia, a tão aguardada primeira medalha de ouro do Brasil surgiu em momentos e modalidades variadas ao longo de 20 participações anteriores nas Olimpíadas.
Os Jogos Olímpicos representam um marco importante no calendário esportivo mundial, reunindo atletas de diversas nacionalidades em competições emocionantes. A busca por medalhas de ouro, prata e bronze é o objetivo máximo de muitos competidores, que dedicam anos de treinamento e esforço para alcançar a glória olímpica.
Olimpíadas: Brasil em busca do ouro inaugural em Paris
Os brasileiros estão ansiosos pelo ouro inaugural nos Jogos Olímpicos de Paris, que ocorre sete dias após a cerimônia de abertura. A história nos mostra que a espera pode variar, mas a conquista sempre chega.
Das 20 Olimpíadas em que o Brasil participou, conquistou o ouro em 13 delas. O tempo de espera pela medalha mais desejada pode variar de dias a semanas, como foi o caso de Rafaela Silva, que venceu no dia seguinte à cerimônia de abertura em 2016.
Na primeira participação brasileira em 1920, Guilherme Paraense conquistou a medalha mais desejada três meses após o início do evento. O judô foi o esporte que mais deu medalhas ao Brasil, seguido pelo atletismo, vela, tiro, natação, vôlei de praia e surfe.
Em Antuérpia 1920, Guilherme Paraense conquistou o único ouro brasileiro na estreia do país nos Jogos Olímpicos, no tiro rápido individual, 105 dias após a abertura. Em Helsinque 1952, Adhemar Ferreira da Silva ganhou o ouro no salto triplo, trinta e dois anos depois do primeiro ouro brasileiro.
Adhemar Ferreira da Silva se tornou bicampeão olímpico em Melbourne 1956, no salto triplo. Na edição de Moscou 1980, o Brasil conquistou a medalha mais desejada na vela, com ouros nas classes tornado e 470.
Em Los Angeles 1984, Joaquim Cruz conquistou o único ouro brasileiro nos 800 metros rasos. Aurélio Miguel levou o ouro no judô em Seul 1988, enquanto Rogério Sampaio venceu o torneio de judô em Barcelona 1992.
Na edição de Atlanta 1996, Jackie Silva e Sandra Pires foram as primeiras mulheres brasileiras campeãs olímpicas no vôlei de praia. Em Atenas 2004, o Brasil obteve o
Fonte: © GE – Globo Esportes
Comentários sobre este artigo